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quinta-feira, 6 de maio de 2010

Alencar traça um novo caminho

Trago ao palanque o comentário de Alencar no artigo Alencar no caminho de Santiago:

Prezada Governadora,

Muito obrigado pela leitura e pela repercussao do Blog.
Aos leitores, peço que estornem - os bancários e ex-bancários vao entender direitinho - os excessos que me favorecem, pois sao créditos indevidos.
Espero que um dia consigamos viabilizar o Caminho de Nazaré - Rota da Estrada de Ferro de Bragança. Já experimentei e relatei a experiência no Blog também. A SECULT fez o levantamento dos bens materiais e imateriais da antiga ferrovia.
Agora estou incentivando pessoas ligadas às dioceses dessa rota para que ajudem a viabilizar peregrinaçoes de Bragança a Belém, nao apenas perto do Círio, mas ao longo do ano todo, como acontece aqui no Caminnho de Santiago.
Tenho recebido respostas positivas.
Espero que dê certo.
Muito obrigado.
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Resposta a Alencar:

Alencar,

não há qualquer excesso no que foi afirmado, talvez ainda falte algum crédito da tua militância bancária.

A leitura da tua viagem é muito, muito interessante, e quando dá uma brechinha, à noite, depois de todas as agendas, o cheiro na filhota, corro pro computador pra tentar acompanhar as caminhadas que estás dando e que devem ser maravilhosas pra gente conversar com a gente, ouvir a voz de dentro do coração. Então, dizer que existe esse caminho e teu relato, se fazia necessário.
Porreta também a ideia de fazer um caminho entre Belém e Bragança. Torço que dê certo. Vamos conversar na tua volta.
Faz uma excelente caminhada, continua escrevendo tuas impressões e volta bem.

Grande abraço,

2 comentários:

Franssinete Florenzano disse...

Esta é uma excelente ideia, à qual me filio desde já, Dr. Alencar.

Ao longo do Caminho de Nazaré poderiam ser afixadas placas de sinalização histórica, com pontos de parada a fim de que os peregrinos descansem e aproveitem para conhecer melhor a região, o modo de ser e viver, manifestações culturais e artísticas.

Permita-me, governadora, sugerir que a Sra. busque parcerias junto à iniciativa privada e ao governo federal no sentido da reativação da Estrada de Ferro de Bragança, tal como feito em Minas Gerais, ligando Ouro Preto a Mariana, onde tive a alegria de passear na Maria Fumaça puxada por duas locomotivas a vapor, com cinco vagões de passageiros, um deles panorâmico, seguindo o mesmo desenho dos antigos trens, com interior em madeira.

A 20 Km/h, a viagem é muito agradável. Dá para aproveitar detalhes da riqueza natural e histórica em todo o trajeto.

Os apitos, o bater dos sinos e os movimentos da velha locomotiva são algumas das emoções de uma viagem que resgata o passado e redimensiona o futuro.

A Estrada de Ferro de Bragança teve papel fundamental em tempos remotos e merece o resgate, com função cultural e turística. Além de propiciar o desenvolvimento de novos pequenos negócios, revelaria o potencial regional, preservando elementos da memória e consolidando valores identitários.

A Vale patrocinou em Minas. Por que não patrocinaria aqui, onde estão suas maiores reservas e lucros? Além disso, seria um ótimo investimento na imagem da mineradora. O Pará vale!

Blog Ana Júlia disse...

Ótima ideia, mesmo!
Bom dia das mães!
Abraço,