Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Tem dendê, tem emprego e o Pará cresce


As regiões do Guamá, Tocantins, Capim e Caeté vão bombar nos próximos anos, em termos desenvolvimento, geração de emprego e renda, cuidados com o meio ambiente e reforço à agricultura familiar.

Essa certeza ficou mais patente a partir de ontem, quando foi lançado pelo presidente Lula, em Tomé-Açu, o Programa de Produção Sustentável de Óleo de Palma, que incentiva o plantio de dendê em áreas degradadas, dá crédito, assistência técnica e subsistência ao produtor até que o produto esteja pronto e possa ser entregue ao comprador, que vai ser acertado antes do plantio das mudas de dendê.

O Programa de Produção Sustentável de Óleo de Palma é uma parceria entre o governo federal, o nosso governo e a Galp Energia, empresa portuguesa.

O Pará é o estado que mais planta dendê. Agora, com o lançamento do programa de produção de óleo de palma, serão plantados 215 mil ha de dendê na 1ª fase e estima-se que a produção de dendê saltará de 21 milhões de toneladas/ano para 45 milhões toneladas/ano.

E mais: com a geração de mais de 20 mil empregos nas regiões do Guamá, Tocantins, Capim e Caeté. Empregos com melhora da renda, pois hoje, a média de renda de uma família de agricultores da Amazônia, é de R$ 450,00. Com a produção de óleo de palma, essa renda pode chegar a R$ 2 mil.

Para implantar o programa de óleo de palma, a Petrobrás Biocombustível vai se instalar na região, com atuação em Igarapé-Miri, Cametá, Mocajuba e Baião, mas a abrangência de benefício chegará a mais de 30 municípios.

Já há um milhão de mudas produzidas de dendê para plantio no Pará. (Imagens de Daniel Farias, da equipe do blog).

Nenhum comentário: