Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Ensino superior: chave do desenvolvimento

Trecho de artigo do Cláudio Puty, publicado em O Liberal de domingo 23, 1º caderno, página 8.

--

Enfrentar a questão do ensino superior é fundamental para nós, amazônidas, que amargamos a distância abissal entre a necessidade de desenvolvimento com sustentabilidade e a produção ainda incipiente de conhecimento em ciência, tecnologia e inovação.

Daí nossos esforços e investimentos para consolidar no Pará um modelo de desenvolvimento no qual o capital humano é um dos vértices fundamentais.

...

Estamos instalando também três parques de Ciência e Tecnologia nos municípios-polo do Estado - Belém, Marabá e Santarém - e já temos terreno em Marabá para instalar uma cidade universitária inicialmente ligada à UFPA, mas de olho na perspectiva de criação de uma nova instituição de ensino superior naquela região.

Criamos o maior programa de inclusão digital do país, o NavegaPará, base de uma rede pública de comunicação digital na Amazônia que já interliga dois milhões de paraenses e instituições públicas de ensino, segurança, saúde, educação e pesquisa, com acesso à internet de alta velocidade.

Recriamos o Idesp, que havia sido extinto pelos tucanos, retomando seu papel de referência na produção de informações estratégicas sobre meio ambiente e socioeconomia, em apoio a programas de governo - como Um Bilhão de Árvores, Campo Cidadão e o Zoneamento Econômico–Ecológico.

E demos impulso à Universidade Estadual do Pará, com investimentos em infraestrutura, criando novos cursos em Barcarena, Cametá, Santarém e Salvaterra e outros 15 cursos de pós-graduação.

---

A íntegra do artigo, aqui.

Nenhum comentário: