Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Mulheres: a igualdade é possível

"No Pará, quase a metade das mães que sustentam e chefiam a família tem rendimento máximo de um salário mínimo mensal, conforme análise do Dieese, com base na Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio (PNAD). Um dado que evidencia a necessidade de política transversal de apoio à mulher e, em especial, à mulher que chefia a família, geralmente em condição de muita desigualdade.

Enfrentar as desigualdades e assegurar autonomia, cidadania e proteção contra a violência são exigências fundamentais para que as mulheres brasileiras assumam o protagonismo econômico e político que lhes reserva a nova sociedade pós-industrial, na qual o conhecimento suplanta a força física.

Há uma diferença de tratamento nos salários entre homens e mulheres que não pode ser debitada à escolaridade, pois embora tenham mais tempo de estudo que os homens as mulheres ainda recebem menos.

Constatada a diferença, é preciso assegurar condições de equidade entre os sexos, a partir de políticas públicas.

É por isso que programas como o Bolsa Trabalho, que já assegurou qualificação profissional a mais de 62 mil jovens para o primeiro emprego ou como empreendedores em 92 municípios do Estado, garante mais de 60% das bolsas às mulheres. A qualificação garante o trabalho, a renda e a autonomia de que as mulheres necessitam para a sua emancipação econômica.

O mesmo acontece com o CredPará, que já investiu em torno de R$ 41 milhões em 71 municípios do Estado, com grande parte desses recursos destinados a empreendimentos tocados por mulheres".

O trecho acima é de artigo do Cláudio Puty, publicado em O Liberal deste domingo, 16, caderno Atualidades, página 16.

A íntegra está aqui.

Um comentário:

maria disse...

Gostaria de externar toda minha admiração e gratidão,pela governadora Ana julia,a qual me deu um ombro amigo na hora que mais precisei.
Sou funcionaria pública do Ofir Loiola,divorciada,pai e mãe de familia,crio sozinha 3 filhas e um neto,moro no conjunto augusto monte negro 1,bloco 07,apto 07,que pertence ao banco do estado do pará.
Gostaria de vim a público engrandecer a política de apoio a mulher da governadora Ana julia.
Me identifico e me solidarizo com vc governadora,quando vc fala que"Não tenho medo de ataques e nem de baixarias. Estou preparada, me espelho nestas mulheres guerreiras do Pará."
Para quem já foi feirante na feira da padre eutiquio,e hoje ter um emprego certo,também me incluo nessas guerreiras do pará,eu agradeço a Deus por isso,e digo a vc governadora com toda firmeza que estou com vc nessa luta,pois essa luta não é somente sua,e sim minha e de todas as mulheres do pará que vc está representando,e ninguém irá acabar com o que vc fez pelo pará,pode contar comigo e com minhas duas filhas maiores em outubro.
Gostaria também de agradecer o presidente do banpará,Afonso neto,que apesar da dificuldade,está tentando dar uma solução para o meu caso de minha moradia,que é diferenciado dos outros,agradecer a Suely oliveira,que está nessa luta do forum moradia,e que me deu garantia de que meu apto não vai para leilão,como quer a advogada do banco,e pode ter certeza que o forum moradia está ao seu lado para o que der e vier,meu agradecimento e muito obrigado.

MARIA DO SOCORRO A. DAMASCENO.