Pesquisar este blog

sábado, 8 de maio de 2010

Em Curionópolis, a festa dos garimpeiros de Serra Pelada, 30 anos depois

Dava gosto olhar e participar da festa, ontem pela manhã, em Curionópolis, durante a entrega da concessão de lavra mecanizada que autoriza a reabertura do garimpo de Serra Pelada, quase 30 anos após o fechamento da mina, só que agora em novas e boas condições, numa parceria entre a empresa canadense Kolossus e a Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp).

Pelos cálculos da Coomigasp, 25 mil garimpeiros do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Ceará estiveram presentes na cerimônia em que o ministro Márcio Zimmermann, das Minas e Energia, fez a entrega oficial da autorização de lavra mecanizada no garimpo de Serra Pelada.

O povo foi ao delírio e foram muitos os agradecimentos especiais ao presidente Lula, ao nosso governo, ao ex-ministro Lobão e ao prefeito de Curionópolis, Chamonzinho, pela reabertura do graimpo, de forma organizada e quase 30 anos depois do fechamento da mina..

A lavra no garimpo será operacionalizada pela empresa Serra Pelada de Desenvolvimento Mineral, com 25% pertencente à Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) e 75% da empresa Kolossus, de capital canadense.

Serra Pelada ainda tem 33 toneladas de ouro, 6,7 toneladas de platina e 10,6 toneladas de paládio. Os 25% dos lucros obtidos pela exploração dessa riqueza serão destinados aos garimpeiros, sem nenhum tipo de cobranças adicionais de impostos, e serão distribuídos pela Coomigasp aos 45.570 registrados na entidade. A empresa canadense Kolossus fica com 75%.

Nenhum comentário: