Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Hoje em Curionópolis, Água Azul do Norte, Ourilândia e Tucumã. Amanhã, São Félix

Dia 10 de maio, Curionópolis completa 21 anos de emancipação política. É lá que fica a Serra Pelada e hoje entregamos aos garimpeiros de Serra Pelada a tão sonhada Concessão de Lavra aos garimpeiros de Serra Pelada, área que conheço bem e na qual estive quando era senadora.

Eu e o ministro Márcio Zimmermann, das Minas e Energia, faremos a entrega da Concessão de Lavra aos garimpeiros, já com a LI-Licença de Instalação para a Coomigasp – a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada.

A exploração de ouro vai ser mecanizada e não mais naquelas condições manuais e insalubres. A exploração é em consórcio entre a empresa canadense Colossus e a Coomigasp.

Esta 2ª fase de exploração mineral em Serra Pelada, começou em fevereiro de 2007, quando a Vale, devolveu a concessão dos 100 hectares do antigo garimpo ao DNPM - Departamento Nacional de Produção Mineral. Com total empenho do nosso governo para reabrir o trabalho dos garimpeiros.

De Curionópolis sigo para Água Azul do Norte e depois para Ourilândia e Tucumã. Amanhã é São Félix do Xingu e depois retorno para Belém, pra curtir o Dia das Mães com a minha mãe e os filhotes.

Nenhum comentário: