Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de março de 2010

Números de um olhar feminino

É bom que a gente saiba de bons números das políticas públicas do nosso governo voltadas para as mulheres, em nosso Pará.

------------------------------------------------------

  • Só no meu governo, o efetivo do Corpo de Bombeiros do Pará foi reforçado com quase 400 novos soldados (392). Isto significa aumento de 12,32% em apenas 04 anos de governo. Atualmente 3.180 militares, dos quais 260 são mulheres, atuam em todas as 12 regiões de integração do Pará.
  • E da turma Zilda Arns, como foi batizada a turma de bombeiros de Belém, 10 soldados são mulheres, inclusive as duas primeiras colocadas.
  • 60% dos beneficiários do programa Bolsa Trabalho são mulheres. É uma forma de ajudar as mulheres a terem um curso profissionalizante e disputar, com igualdade de condições, por emprego no mercado de trabalho.
  • Já temos 4 Centros Maria do Pará,para acolher e atender as mulheres agredidas (física, psico e emocionalmente). Os centros funcionam em Belém, Capanema, Abaetetuba e Xinguara.
  • Hoje existem 12 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher. São 11 no interior (Abaetetuba, Paragominas, Castanhal, Altamira, Redenção, Marabá, Parauapebas, Tucuruí, Santarém, Itaituba e Breves) e uma na Grande Belém, localizada na Travessa Vileta, entre as avenidas Almirante Barroso e João Paulo II.
  • Dia 11, será a vez do município de Ananindeua ter um Centro Maria do Pará, que vai funcionar na Cidade Nova 3. Neste dia, entregarei 6 veículos que servirão de apoio para os Centros. E ainda inaugurarei mais 2 Centros: em Santarém e Tucuruí.
  • Criei a Coordenação de Promoção dos Direitos da Mulher, subordinado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos.
  • Através de decreto, criei o 1º Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, que é resultado das lutas de inúmeros movimentos organizados de mulheres e tantos outros de defesa em prol dos direitos humanos.

Um comentário:

Cecília disse...

Parabéns Governadora, por tudo que tens feito pelo nosso Pará e principalmente pela educação.Sou professora concursada ainda nos anos de 1980 como professora das séries inicíaia ( professora primária) sei muito bem o que vivenciamos ao longo desses anos. Entendo que a luta de nossa categoria contribuíu muito para os avanços que conquistamos, mas somente nesse governo é que consiguimos materializar esses avanços e com certeza muitos que ainda virão. E vamos a mais um mandato. Abraços Fraterno.