Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de março de 2010

Água tratada para 1 milhão e 200 mil pessoas

Hoje é o Dia Mundial da Água e é nesse dia que inauguro, às 9 horas, no Parque Ambiental do Utinga, uma grandiosa obra: garantir água tratada para 1 milhão e 200 mil pessoas em Belém e região metropolitana, pelos próximos 20 anos. Só é possível assegurar água de qualidade pelos próximos 20 anos, porque nosso governo investiu fortemente em saneamento e nunca aceitou o canto de sereia da privatização.

O Complexo Bolonha, que vai ser inaugurado hoje, inclui 4 obras: a captação do rio Guamá, a Estação de Tratamento do Bolonha, a captação do Bolonha e a subestação elétrica do Bolonha que, associadas às outras ações do nosso governo, vão melhorar a distribuição de água para todos os bairros e diminuir o desperdício. Entre essas ações estão a instalação de hidrômetros e a substituição de redes e adutoras antigas em toda a cidade.

Resultados - Com os investimentos feitos, a capacidade de bombeamento da captação de água bruta do Rio Guamá passa de 5 mil para 9 mil litros por segundo. E a capacidade de tratamento da Estação de Tratamento do Bolonha passa de 3.200 para 6.400 litros por segundo.

Para fazer o novo complexo Bolonha e garantir água tratada ao povo de Belém e área metropolitana, foram investidos R$ 108 milhões, recursos do Governo Federal, através da Caixa Econômica e do programa estadual “Água Para Todos”. Parceria que deu certo e que beneficia a população do nosso Estado.

Mais e melhor - Ampliado o sistema de produção, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), elimina o déficit entre oferta e demanda de abastecimento de água da Região Metropolitana, passando a ter condição de atendimento a outros municípios e bairros da área metropolitana. Já foi, inclusive, iniciada a obra da adutora de água tratada para o centro de Ananindeua, com conclusão prevista para o mês de outubro deste ano.

Meus parabéns à diretoria da Cosanpa, aos servidores públicos e a todos os parceiros que, de mãos dadas com nosso governo, ajudam a construir a mudança em nosso Pará.

Então, no Dia Mundial da Água, nosso presente ao povo é água tratada, muito saneamento, sinônimos de qualidade de vida. Com investimentos fortes do Estado e sem privatização de nossas empresas e serviços públicos. Que precisam ser fortalecidos para melhor servir à nossa população.

E assim, vai avançando a mudança. Pra melhorar a vida das pessoas.

Nenhum comentário: