Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de março de 2010

O povo é meu guaraná. Imagens de Eldorado

Passei o último final de fevereiro do jeito que mais gosto: nos braços do povo. Do povo de Eldorado, Parauapebas, Redenção e Juruti Velho. Sob um sol de mais de 40 graus e uma chuva maneira lá pelas 3 da tarde em Juruti.

Em Eldorado, caí no choro, aliás, a maioria dos presentes também se emocionou muito. Senti a mesma carga de emoção quando assumi o governo e lá estive para pedir perdão, em nome do governo, às famílias das vítimas do massacre.

Desta vez, entreguei uma escola no assentamento 17 de Abril e um Centro de Assistência Social (CRAS). A escola tem 12 salas de aulas, todas climatizadas, quadra coberta e laboratório de informática. É o início do resgate de uma dívida no assentamento 17 de Abril, data do massacre de Eldorado.

No Pebas, entrega de uma Unidade de Cuidados Intensivos ao hospital municipal e participei da formatura de 18 novos bombeiros.

Em Redenção, com a presença de 13 prefeitos da região, 3 deputados federais, inaugurei o Quartel do Corpo de Bombeiros e participei da formatura de 29 novos bombeiros, almoço com lideranças ligadas à pecuária, entrega de equipamentos para o hospital de Redenção.

Em Juruti Velho, era a primeira vez que um governante estadual pisava no local. Ali, com a presença de mais de 3 mil pessoas das 45 comunidades do lago do Juruti, fiz a entrega de casas e assinei termo de cooperação técnica com o Incra para a construção de 1.800 casas na comunidade do Pompom, em Juruti Velha. E o anúncio que as comunidades do Juruti Velho passar a receber um valor da extração da mina de bauxita, força da luta dos movimentos e da intervenção do governo para que parte dos lucros da mina de bauxita fique para as comunidades de Juruti Velho. Algo inédito no mundo todo!

Cheguei ontem em Belém 6 e meia da tarde, ainda tinha um resto de sol sobre a cidade. Cansada da maratona, mas energizada com a montanha de carinho que recebi do povo em todos os momentos e em todos os lugares por onde andei. Carinho que confirmou, mais uma vez, que este caminho da mudança é a trilha certa. Dá trabalho, é feita no sufoco, mas é a melhor. E o povo reconhece.

Aos poucos, nesta semana, conto minhas impressões desse belo giro, lugar a lugar. As imagens deste post são de Eldorado dos Carajás. Elas mostram um pouco da emoção que senti tanto em Eldorado como em Juruti e o afeto recebido em Redenção e no Pebas. Meu agradecimento à valorosa equipe de servidores que esteve à frente de toda a viagem e do mutirão da cidadania. E que fica nos locais pra dar continuidade às políticas públicas de governo.

É muito bom ser a governadora do povo do meu Pará, tendo a alegria de andar de mãos e braços dados com meu povo! Esse carinho, essa energia e essa alegria não têm preço.

O que me deixa com uma sombra de tristeza é de imaginar a dor dos nossos irmãos do Chile, com suas famílias destruídas. Minhas condolências e solidariedade às famílias chilenas. (Fotos de Daniel Farias, da equipe do blog).

Nenhum comentário: