Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de março de 2010

O bom debate sobre Belo Monte

Dia de reuniões pra preparar as atividades da semana, reunir o grupo de gestão do nosso governo. Dia em que recebo em audiência o procurador de Justiça, Geraldo Rocha e também Aurélio do Carmo.

No blog, Belo Monte toma conta do debate aqui e aqui. E na caixinha de comentários, Chico Feitosa Jr. diz conversando com leitores do artigo Por que Belo Monte?
---------------------------------
Eu moro em Altamira há 8 anos.

Nesse meio tempo, tive a oportunidade de estar nos 2 lados do processo Belo Monte e posso afirmar com muita tranquilidade hj que nós temos uma oportunidade única de fazer de um grande projeto uma mudança significativa na qualidade de vida das pessoas dessa região.

Não vou me ater na questão científica disso, até pq ela não tem nada a ver com Belo Monte pois temos estudos desde o final da década de 70.

Mas quero deixar aqui uma questão ao Paulo Miranda: quer dizer q a energia hidráulica de Belo Monte vai agredir mais o meio ambiente do que os um milhão de barril de petróleo que Manaus queima para se manter?

Eu não acredito nisso.

Mas voltando ao debate que compete é que eu defendo Belo Monte, desde que nós possamos participar do processo de implementação do empreendimento. É essa democracia no processo que o Governo Lula e Ana Júlia estão colocando no processo que incomoda muita gente.

E é justamente por isso que há tanta manifestação contrária, pq agora PODE isso é respeitado no processo, inclusive muitas mudanças que o projeto Belo Monte sofreu foi justamente por causa da pressão da sociedade civil organizada.

Termino aqui por hj, mas temos muitos subsídios para o debate.

2 comentários:

Bia disse...

Bom dia, Governadora:

sugiro a leitura da entrevista de Dom Erwin Kleuter, feita ao Blog Espaço Aberto. Embora comentando a posição da OAB-PA, ele faz resparos à forma como se deu a "participação popular", como esta:

"...continuamos a exigir que os povos indígenas e ribeirinhos e a comunidade das cidades de Altamira, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio, Anapu e Porto de Moz sejam ouvidos sem constrangimentos e cerceamento de sua liberdade através de um policiamento ostensivo. Que sejam ouvidos nos lugares onde realmente vivem e residem, nas suas aldeias, na Volta Grande do Xingu, nas cidades, nos bairros de Altamira que serão atingidos pela inundação e nas regiões de programada e irreversível deterioração do solo".

Ali estão bons motivos contrários a Belo Monte. A sugestão leva em conta que Dom Erwin jamais poderá ser considerado um inimigo do povo.

Paulo Miranda disse...

Quem não acredita nos dados científicos que a usina poluirá o mesmo que uma termoelétrica de mesma potência. Que tal apresentarem também uma pesquisa que comprovem o contrário?

abraços,