Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de março de 2010

Internet de graça na ilha do Outeiro

Hoje, a orla do Outeiro, ilha de Belém, recebe sinal livre de internet, do programa Navega Pará, criado pelo nosso governo. Aliás, o maior programa de inclusão digital e social do Brasil.

Mas não para por aí. Além da orla com sinal gratuito de internet, entrego hoje para a comunidade mais um infocentro, o de número 92, que funcionará na Associação Beneficente Novo Horizonte.

Com este infocentro na Ilha de Caratateua, ou Outeiro, como é conhecida, chegamos à marca de 33 infocentros, só em Belém. A previsão é que o infocentro atenda mais de 2 mil pessoas por mês, levando integração, conhecimento, cursos e oportunidade.

E como tudo em nosso governo é interligado pra incluir e desenvolver, a chegada do infocentro em Outeiro gera emprego e renda para os monitores que vão dar as aulas dos cursos, pois eles recebem um valor pra dar esses treinamentos tão importantes aos jovens de Outeiro.

Com o sinal de internet livre e de boa velocidade, pequenos empresários, como donos de restaurantes, bares e pontos comerciais com certeza vão aproveitar mais esse serviço público para criar sites, divulgar e vender seus produtos pela internet.

Em Belém ainda vamos instalar infocentros nos bairros do Tapanã, Icoaraci, Coqueiro, Mangueirão, Campina, Parque Verde e Guamá.

Já temos sinal livre de internet na Estação das Docas, Ver-o-Rio, Associação dos Moradores do Benguí e a Orla de Icoaraci já são espaços de acesso livre à internet. E a partir de hoje, também a orla de Outeiro.

Em Belém, ainda serão inaugurados pontos livres de acesso à internet na praça do Jaú, na Sacramenta e na praça Dalcídio Jurandir, na Cremação. Em Ananindeua, o ponto fica na Praça da Bíblia.

No Pará já instalamos infocentros em Abaetetuba, Abel Figueredo, Altamira, Ananindeua, Canaã dos Carajás, Eldorado do Carajás, Itaituba, Itupiranga, Marabá, Marituba, Mosqueiro, Pacajá, Palestina, Parauapebas, Rondon do Pará, Rurópolis, São João do Araguaia, São Sebastião da Boa Vista, Santarém e Tucuruí. E vamos instalar em Barcarena, Jacundá, Santa Maria do Pará, Tailândia e Uruará.

No Estado, 16 cidades digitais contam com espaços de acesso livre à internet: Ananindeua, Abaetetuba, Altamira, Barcarena, Belém, Itaituba, Jacundá, Marabá, Marituba, Rurópolis, Tucuruí, Tailândia, Pacajá, Santarém, Santa Maria do Pará e Uruará.

Tudo isto é parte deste programa maior que vai beneficiar 61 cidades do Pará.

Por isso é que digo que o nosso programa digital é mais que isso: é um programa de inclusão social, porque escancara portas do conhecimento e das oportunidade. E com participação popular, pois cada infocentro é administrado pelo conselho gestor da comunidade, escolhido pela população.

Mudança é isso!

Nenhum comentário: