Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de março de 2010

Meta ousada: alfabetizar 120 mil pessoas este ano

Aprender primeiro a ler e escrever e depois entrar no ensino regular e chegar até a faculdade. Esse sonho embalou e motivou donas de casa, pescadores, artesãos, autônomos, desempregados a ir em frente e se alfabetizar. Em 8 meses de curso, eles chegaram lá, estudando nas paróquias de igrejas, centro comunitários e até mesmo na casa dos alfabetizadores.

E ontem à noite, finalmente, chegou a hora de receber o certificado, documento que simboliza a saída pra sempre da penumbra e a entrada no caminho iluminado do conhecimento, a partir da alfabetização.

Mais de 1.500 alunos do MOVA- Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos, do Pará Alfabetizado, receberam o certificado ontem à noite, no Hangar, em Belém. A mesma certificação aconteceu em Mãe do Rio, Capitão Poço, Paragominas e Breu Banco, também ontem e hoje foi a vez de Cametá, São Miguel do Guamá, Santarém, São Domingos do Capim e Itaituba.

No ano passado, o Mova Pará Alfabetizado formou 51 mil estudantes, em 74 municípios, com a participação de 9 mil alfabetizadores.

Agora, vamos avançar na alfabetização e com uma meta bem audaciosa: alfabetizar 120 mil pessoas com mais de 15 anos, em 112 municípios paraenses, este ano.

Aos alfabetizadores, ong's, paróquias, governo federal, Secretrai de educação, parceiros e toda a equipe envolvida, o meu muito obrigada por estarmos construindo, juntos, o sonho de levar conhecimento a quem não tem e tanto precisa! E que ao levar o conhecimento, acaba sempre aprendendo pois, como já disse o mestre Guimarães Rosa :
"Mestre não é quem sempre ensina mas quem, de repente, aprende"! (Fotos Daniel Farias, da equipe do blog).


Nenhum comentário: