Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Itaituba tem 9 infocentros e é cidade digital

Depois do carnaval, começo a entregar os infocentros da região do Nordeste. Sempre com a política da inclusão social, levando conhecimento, modernidades cursos e meio público de acesso e interação. Em muitos locais, o teclado do computador substitui armas das mãos de jovens.

Ontem, em Itaituba, entreguei mais 3 infocentros, somando-se aos 6 que inaugurara antes, um dos quais na aldeia indígena Praia do Mangue. Desta vez, entreguei infocentro ao Rotary Clube, ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras rurais e também à Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

É bom lembrar que Itaituba tem orla com sinal livre de internet, inaugurado neste governo e é uma das 16 cidades digitais do Pará.

2 comentários:

Artur Dias disse...

Já que o assunto é infocentro, gostaria de informações a respeito do recém inaugurado infocentro no conjunto Júlia Sefer -Ananindeua. É que o projeto começou na gestão da Marilete Carvalho na Associação do conjunto, em 2008, em prédio pertencente à Associação. Em processo eleitoral recheado de irregularidades, Marilete perdeu. Após isso, o grupo que ficou no comando da Associação passou a entregar os prédios que fazem parte do patrimônio da Associação à prefeitura municipal. Até o dia em que passou um carro som anunciando a inauguração do infocentro pela prefeitura + governadora Ana Júlia. Ora, o prédio é da Associação; a Associação tem recursos para manter a estrutura; o presidente atual jura que não está entregando o patrimônio da Associação à prefeitura, embora o contrário disso esteja mais do que evidente... E sequer se falou no nome da Marilete como iniciadora do projeto. Então gostaria de saber o que realmente está acontecendo, pois até agora, a comunidade só vem sendo ultrajada com os desvios de finalidade da Associação de Moradores.

Blog Ana Júlia disse...

Caro Artur,

boa noite,

Agradeço sua visita e comentários e faço questão de esclarecer sobre o funcionamento do programa Navega Pará, responsável pelo programa de inclusão digital e social do meu governo.
O Programa Navega Pará é feito em parceria com as Associações, Sindicatos, Igrejas ou Órgãos Públicos.
O Estado normalmente reforma a sala da Associação, instala os computadores e o aparelho ar condicionado. A conta de luz desta sala do Infocentro quem paga é o Governo do Estado, através do Banpará.
Em parceria com o Banco da Amazônia, o governo do Estado também se responsabiliza pelo pagamento da bolsa aos monitores de cada infocentro. Os monitores são pessoas da comunidade.
Creio que isto é bom para os associados, pois além de internet gratuita eles passam a ter acesso a cursos de informática básica, entre outros. É mais oportunidade para a comunidade.
Por determinação minha, nos espaços públicos de internet os sites pornográficos e de violência foram bloqueados.
Já quem determina a utilização do Infocentro é o Conselho gestor do Infocentro.
Se existe insatisfação com a Direção da Associação, esse é um problema que não pode prejudicar o benefício do Infocentro para a Comunidade. Cabe à comunidade resolver eventuais impasses, dialogando e reforçando a organização de forma democrática e plural.
Nós iremos também colocar sinal de internet na Praça do Júlia Sefer. Sinal gratuito e que todos poderão se conectar até mesmo com celular que tenha a tecnologia wi-fi.
Um bom carnaval e obrigada por ter vindo aui. Volte mais vezes.

Um abraço