Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Violência desenfreada no desgoverno Jatene

Na última sexta feira, o Pará assistiu atônito o secretário de segurança pública afirmar que a criminalidade caiu durante o carnaval. No domingo, a manchete do jornal Diário do Pará dementiu a farsa, revelando dados assustadores: 100 homicídios em apenas 45 dias.
 
No dia de hoje, a manchete mostra 11 homicídios em 48 horas. No Blog do Bordalo, você pode ler mais finromações sobre o assunto. 

Os dados revelam o total descontrole do estado sobre a segurança pública. Onde estão as políticas preventivas? Onde estão as UIPP, o tão aclamado Pró Paz?

Como mostramos aqui neste blog, as políticas preventivas foram abandonadas. Verbas para realização de cursos de policiamento comunitários, ofertadas pelo Ministério da Justiça, tiveram de ser devolvidas. Desde a posse do desgoverno Jatene nunca mais ouvimos falar em investimentos para a segurança pública, exceto o aluguel de carros de uma empresa considerada inidônea pelo Tribunal de Contas da União.

É preciso reverter esta lógica e retomar a implantação de um modelo de segurança públcia humanizante, que coloque o cidadão ao lado das forças de segurança. Não podemos mais ficar contando os mortos na páginas do jornais. É preciso que a sociedade dê uma basta a esta inação do poder público.

Nenhum comentário: