Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Infocentro não é lan house

No dia em que inauguro um infocentro, os acessos têm bem a característica de uma lan house: é a procura pelo msn, pelo you tube, pelos chats, orkut, facebook, enfim as redes de relacionamento.

Esse perfil muda rapidamente, assim que entram os cursos de informática, o abc digital. Então, os acessos são para páginas de pesquisa, sendo o google um dos campeões.

Então, digo isso porque alguns opositores costumavam dizer que os infocentro seriam lan houses, áreas de entretenimento. A realidade já demonstra o contrário.

Os infocentros dão oportunidade a lazer, misturado a conhecimento, pesquisa. E tudo de graça para a população.

Tenho muito orgulho do programa Navega Pará que não é só um plano digital. Mais que isso, é um passo largo na inclusão social de quem não tinha acesso à internet, à modernidade, a ter condições de ver, ouvir, falar com outras pessoas gratuitamente.
E agora tem internet em alta velcoidade com bons computadores nas maioria das escolas, em 83 infocentros e nas áreas com internet livre: orlas de Santarém, Itaituba, Marabá, e mais Praça da Bíblia em Ananindeua, Marituba, Benguí, Estação das Docas, Ver-O-Rio.

Sobre uma peculiaridade do Benguí, trato noutro artigo.

2 comentários:

Cássio de Andrade disse...

Ainda que se tratasse de espaço de entretenimento, o que não é, se sabe, de qualquer forma, jamais se retiraria o caráter de inclusão social, onde jovens pobres de áreas periféricas podem acessar os recursos de comunicação permitidos pela tecnologia, de forma gratuita e sem riscos de acessos à sites pornográficos. Espaços públicos, sim, de oportunidade e de estabelecimento de relações sociais modernas permitidas no mundo moderno, e de investimento da formação transformadora pelo acesso ao que as classes hegemônicas sempre tentaram se apropriar como espaço exclusivo. Espaço público, sim, da correta maneira de se fazer política pública na ágora virtual dos contatos, das polêmicas, da polissemia. Isso incomoda! Ah, e como...

Unknown disse...

oi bom dia nossa querida governadora,estamos muito felizes,com o infocentro aqui na nossa comunidade do paracuri 2 ,foi e é um projeto maravilho que só mesmo o seu governo para proporcionar esse bem para a nossa comunidade valeuuuu e conte com o noosa apoio valeuuuu até a procima ????????????