Dá muita alegria ajudar a melhorar a vida das pessoas, como a de levar água às ilhas do entorno de Belém, separadas por volumes gigantescos de água dos rios e que antes os ribeirinhos ou compravam água potável noutras ilhas, ou tomavam direto do rio, adoecendo muito.
Daqui a pouco vou a Icoaraci, entregar 128 casas no Taboquinha, área de alagados, obra do PAC- Programa de Aceleração do Crescimento, junto com o Governo do Estado. Tirar as famílias das áreas alagadas, de várzeas e dar casa decente, isso é coisa do nosso governo, em parceria com o governo do presidente Lula. Na foto, a casa de uma família de ribeirinho em uma das ilhas da região de Belém.
A ilha de Paquetá e a de Jutuba, agora têm trapiche de concreto armado e as famílias não precisam embarcar e desembarcar no alagado, na lama. Em todo o tempo de existência das ilhas, são os dois primeiros trapiches de concreto armado, pra resistir às chuvas e ao turu.
Em 2008, estive na Ilha de Jutuba, entregando as cisternas e o sistema de tratamento de água da chuva, feito em parceria com a Cáritas. Para que as famílias de Jutuba tenham água potável sem precisar sair da ilha ou mesmo tomar direto do rio.
O sistema de tratamento funciona assim: a água da chuva cai no telhado, escorre na calha e é aparada num tanque. Dali são enchidas garrafas pet, previamente pintadas de preto pela metade, na horizontal e que ficam ao sol por 6 horas, tempo necessário para tratar a água. O sol faz a limpeza de água da chuva nas garrafas, que são colocadas na cisterna. De lá, é feita a distribuição de água para as casas das famílias.
Agora, as ilhas do Papagaio, Juçara, Paquetá, Outeiro, Cotijuba, Grande, Murutucum, Cumbu, Maracujá e Mosqueiro terão microssistemas de água tratada diretamente dos rios, trabalho conjunto da Paratur e Secretaria de Desenvolvimento Urbano, do meu governo. Água potável para 1.300 famílias de ribeirinhos, chegando às casas das famílias; trapiche de concreto, fortalecimento da organização popular. Isso tudo emociona muito e aí não dá pra segurar. (Fotos Lidiane Martins, da equipe do blog)
2 comentários:
Fantatiscamente simples essa tecnologia para tratamento de águas pluvias. Poderiam informar onde posso obter mais detalhes?
Carlinhos Mel
Governadora, mostre suas obras, nos principais redes do Estado, deixe os Tucanos e os Demos incomodados
Postar um comentário