Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Cuidar do planeta e cuidar das pessoas

Quando assumimos o governo, o Pará tinha a triste fama de ser o campeão do desmatamento.

Havia um modelo de desenvolvimento predador para o meio ambiente e para as famílias que moram no Pará.

Constatar isso e começar a desatar esse nó de séculos, foi o que fizemos.
Acertando, errando, mas caminhando e com muita participação popular.

Na Amazônia, no Pará, não é possível fazer desenvolvimento sustentável sem regularização fundiária, por isso começamos a dar títulos de terra para as famílias.

Vimos também que o desenvolvimento sustentável exige que se ande de mãos dadas com a regularização fundiária, o ordenamento territorial e a regularização ambiental. Atuamos então nas 3 frentes.

Como parense, amazônida, sou muito grata ao governo Lula, à ministra Dilma, que ouviram as reivindicações que lhes levei sobre a necessidade de apoiar fortemente o agricultor, a titulação de terras, o combate ao desmatamento. Ouço, com alegria, que está no Congresso Nacional o projeto que possibilita o pagamento dos serviços ambientais, que vai ajudar na geração de renda das famílias e em formas efetivas de respeitar o meio ambiente sabendo que nesse meio ambiente moram homens, mulheres e crianças. Mora gente.

Fico feliz de estar à frente deste governo e poder contribuir para que o nosso Estado, o Pará, seja o primeiro entre os 07 Estados com Plano Estadual de Combate ao Desmatamento. Assim como foi o primeiro estado a conceder títulos de terra, a certidão do direito de morar.

Comentei hoje pela manhã sobre esses desafios e como superá-los.
Falei na 2a Reunião da Mesa Redonda da Sociedade Civil Brasil - União Européia, que acontece hoje e amanhã no Museu Emílio Goeldi grande parceiro do governo do Pará.

O evento faz parte da agenda de debates do Conselho Econômico e Social, ligado ao ministro Alexandre Padilha, do Governo Lula e do evento participa representação da comunidade europeia.

Uma boa estada aos partipantes e que tenham tempo de poder almoçar e jantar um bom peixe, degustar nossas delícias gastronômicas e dar uma volta, se der tempo, pela baía do Guajará.
E que o debate da agenda ambiental encontre parceiros que se unam a nós nos cuidados com o planeta e com as famílias.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado governadora pela resposta rápida sobre o pedido do Inforcentro da pratinha 2 seu governo tem compromisso realmente com a população do nosso Pará. O presidente da Prodepa me ligou pessoalmente e recebi e-mail do adjunto da Sedect sobre como deve ser o processo para implantação deste belíssimo programa que vai ajuda a juventude e a povo em geral do nossa bairro
Roseane Frasão e seu Cristovão.
Ana Julia de novo com a força do povo e da pratinha 2.