Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Os hospitais regionais eram uma casca vazia.

Após 12 anos de governo do PSDB, encontrei a saúde pública do Pará na UTI. Cinco hospitais regionais foram inaugurados, mas imagine uma casa sem móveis, sem gente, sem água, sem luz.

Não é uma casa, é uma casca.

Pois foi assim que foram inaugurados e entregues ao povo os 5 hospitais regionais de Altamira, Marabá, Santarém, Redenção e o Metropolitano.

Como é do feitio do meu governo encarar os problemas e não empurrá-los para debaixo do tapete, constatamos a situação e começamos a trabalhar para produzir a mudança que é cuidar da saúde e melhorar a vida das pessoas.

De forma coletiva, participativa e com responsabilidade, colocamos pra funcionar plenamente os 5 hospitais regionais: Altamira, Marabá, Santarém, Redenção e o Metropolitano.Descentralizando os serviços públicos de saúde.

E fizemos mais, porque não basta fazer hospitais. É preciso evitar que as pessoas adoeçam. Por isso aumentamos os investimentos no Programa Saúde da Família em todo o Estado, que tem hoje 838 equipes e atua em 137 municípios. Comparado a 2006, o aumento da cobertura é de mais de 90%.

E desde março do ano passado, todos os municípios passaram a receber repasses regulares, transferidos fundo a fundo, para a manutenção do atendimento básico de saúde. Antes, os recursos só eram liberados para quem fazia parte do esquema político de quem estava eventualmente no governo.

Fui eleita pelo povo do Pará e é assim que governo: para todos e todas, dando atenção aos que mais precisam.

Esse tempo de discriminar prefeitos e prefeitas, a-ca-bou!

9 comentários:

Flávio Costa disse...

Governadora
E o Hospital do Marajó, em Breves, quando vas estar funcionando plenamente? O povo sofrido da região( Bagre, Anajás, Portel, Curralinho,Melgaço) que serão na verdade as maiores demandas do hospital, lhe faz esta pergunta.
Um abraço marajoara.

Blog Ana Júlia disse...

Flávio,

O Hospital do Marajó está sendo equipado para ser entregue. Não vamos entregar um hospital pela metade, pode ter certeza.
Amanhã estarei em Cachoeira do Arari.
Abraço e volte sempre

Anônimo disse...

Governadora,
Eu passei pela Magalhães Barata com a 14 de Abril e vi que estão trabalhando no que será o Hospital Infantil do Câncer. A Sra. pretende entregá-lo antes do termino do seu 1º madato?
Obrigado

Anônimo disse...

E os atrasos no repasse do metropolitano? com o hospital tava vazio e eu operei tanto antes da posse?

Anônimo disse...

Olha o Vic já está ficando p... da vida com a sra Gov., ele esta inconformado com essas suas revelações, acho q ele vai ter um pit a qualquer momento, pq a sua querida Valéria é q tomava conta da saúde no ultimo governo!!! Agora quem será q está falando a verdade?!?!?! MRC

Anônimo disse...

GOvernadora quando sairá o Hospital Oncologico Infantil Ofir Loyola? O BNDES já liberou a verba e á Senhora esta enrrolando para fazer este Hospital. Finalmente onde a Senhora meteu este dinheiro?

Blog Ana Júlia disse...

Respondendo à indagação sobre hospital oncológico infantil:

Estava com vários erros o projeto original do Hospital Oncológico Infantil e foi revisado e refeito a fim de se adequar às normas do Ministério da Saúde para construção de Hospitais - RDC 50.
Por estar com erros, não houve nenhum repasse financeiro do BNDES para construção dele no meu governo.
Agora, o projeto está consertado e está sendo analisado novamente no BNDES, para que haja o repasse de recursos para sua construção, orçada em cerca de 40 milhões.

Blog Ana Júlia disse...

Resposta à pergunta de atrasos no Hospital Metropolitano:

O Hospital Metropolitano encontrava-se em débito com a CELPA, COSANPA e INSS, o que impedia repasses regulares pela SESPA.

Além disso, os Hospitais Regionais e Metropolitano recebem de acordo com o cumprimento de metas de contrato.
O Governo anterior deixou um débito de 8 milhões com o Hospital Metropolitano. Foi feito pela SESPA encontro de contas com o Hospital, de acordo com metas acordadas e cumpridas em 2008 e 2009. O valor devido é de 680 mil reais atualmente e não os 18 milhões inicialmente pretendidos . A SESPA está pagando a CELPA e a COSANPA e a direção do Metropolitano negociou a dívida com o INSS.
No caso do Hospital metropolitano ao assumirmos o governo, encontramos o hospital sem nenhum tipo de regulação de acesso, sem nenhum procedimento ou serviço habilitado pelo SUS, atendendo pessoas sem nenhum tipo de referência.
Nos outros regionais,a situação era muito pior pois nada funcionava. Não eram hospitais. Eram uma casca.
Volte mais vezes.

Anônimo disse...

Isso tudo tem que ser panfletado e vir prá mída, tbem o 90% a mais para saúde da família. Faça isso urgente. Cale a boca dos falsos e corruptos.