Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Notas alegres e vitoriosas desta quinta-feira

  • Quinta-feira de dia nublado e bonito em Belém e minha alma está em estado de graça, livre, leve feliz. Voltei ontem de Cachoeira do Arari, no Marajó, onde entreguei 5 km de asfalto participativo e assinei o decreto que transforma a festividade de São Sebastião Glorioso em patrimônio cultural de natureza imaterial.

  • Enquanto eu estava em Cachoeira, o secretário de Fazenda do meu governo, Vando Vidal, participativa de reunião no Confaz, o Conselho Nacional de Política Tributária, no Rio de Janeiro e conseguia uma maravilhosa vitória para o povo do Pará: a aprovação, por unanimidade, de que serão mantidos os benefícios fiscais do ICMS concedidos pela lei de incentivos ao desenvolvimento socioeconômico do estado do Pará, resolvendo desta forma uma situação que permanecia há anos indefinida. Isso significa mais investimentos e empregos no Pará. Ponto para o governo!

  • E na linha de celebrar, comemoro com o povo do Pará o saldo positivo de 7.380 empregos no Pará em 2009, resultado de políticas públicas acertadas, incentivo à indústria e ao comércio. E empregos com carteira de trabalho assinada.

  • Tudo pronto para o leilão de Belo Monte, após audiências públicas, verificação ponto a ponto de todos os impactos sócio-ambientais, sob a coordenação do meu governo. E a boa nova foi confirmada pelo diretor da Eletrobrás: o governo federal, governo Lula vai assumir os quase 3 bilhões de reais para efetivar o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS-Xingu), sem dúvida a grande vitória dos movimentos que sempre criticaram Belo Monte.

  • Por proposta do meu governo parte dessa energia vai ficar aqui e como não dá pra encaixotar energia, vai ter que ser utilizada na fabricação de produtos. Com energia limpa e barata, inclusive para a população do Pará.

  • O edital de licitação está no forno, pronto pra sair e já há quatro empresas grandes - Alcoa, Votorantim, Vale e Braskem - interessadas em participar do leilão de Belo Monte, todas autoprodutoras e, portanto, interessadas nos 20% de energia para montar fábricas e verticalizar a produção de alumínio no Pará. Levando-se em consideração que a usina vai gerar em média 5,5 kw/ano de energia, com 25% desse total reservado para o Estado, ou seja, algo em torno de 1,25 kw/ano, dá para movimentar duas Albrás. Isso é emprego aqui no Pará e verticalização do minério e com energia

  • Vai estar no edital do leilão a compensação sócio-ambiental item a item, no valor global de 3,5 bilhões.

  • Então, é com alegria e a certeza de estar no rumo certo que logo mais inauguro a base de segurança cidadã no Tapanã e Pratinha, em Belém, com 17 policiais, duas motos, viatura. Para reduzir a criminalidade e investir em segurança. Além da base de segurança, mais 2 infocentros.
A mudança está acontecendo, minha gente! E nós precisamos comemorar nossos acertos e o que é muito bom para melhorar a vida das pessoas.

Atualizado às 10 h para retificar título. Estava escrito 6a-feira

5 comentários:

Anônimo disse...

Uma bela vitória, governadora. Eu estava no Fórum de Competitividade e lembro quando a senhora prometeu que o seu governo estava se empenhando para resolver essa questão do ICMS e dar garantia jurídica para atrair novas empresas ao Pará. Agora a verticalização mineral vai se ampliar ainda mais. E os paulistas vão ter que aprender que o Brasil é muito maior do que o estado deles. Que existe muita gente acima e abaixo deles.

Flávio Costa disse...

Parabens Governadora!
Só queria ressaltar que, em São Sebastião da Boa Vista, cidade que leva o nome do "Bastião", existe um homenagem tão grandiosa quanto a de Cachoeira do Arari. Infelismente lá, por não se tratar de um município com tanta visibilidade, a festa é meio que esquecida, né?
E o que é pior, em Gurupá ( também no marajó) a homenagem ao Glorioso São Benedito, é a maior homenagem feita ao Santo negro na amazônia, e só a de Bragança é lembrada e tem incentivo público para sua realização.
É Falta de sensibilidade ou de conhecimento?
O governo que governa pra todos os 144 municípios, precisa observar estas injustiças.
Desculpe, fica meu desabafo!
Um abraço marajoara!

Anônimo disse...

Governadora, é tão bom ler este post. O editorial diário do governo, publicado aqui no seu blog, é uma prova que as mudanças estruturais não aparecem do dia para a noite, mas se mostram de forma concreta, provando que as melhorias tem como prioridade o bem-estar das pessoas, de cada cidadão e cidadã deste imenso Estado. Meus parabéns e minha admiração. E que venahm mais mudanças!
Milene Lima.

Franssinete Florenzano disse...

Parabéns, governadora. Vou repercutir no meu blog as notícias sobre Belo Monte e a aprovação dos benefícios fiscais do ICMS.

Paulo Miranda disse...

Reconheço que o governo está fazendo o possível para que a Usina de Belo Monte traga menos estragos possíveis na questão ambiental. Porém quando consideramos o modelo atual de energia hidrelétrica, este ainda causa um grande dano ao meio ambiente.

E foi com muita felicidade que descobri, que existe uma nova tecnologia brasileira mais eficiente em questão de produção de energia e diminui consideravelmente o impacto ambiental. Pois permite o fluxo de peixes e não é necessário a formação de represas.

Gostaria que este novo modelo fosse considerado para a construção da hidrelétrica de Belo Monte. Pois ele concilia a necessidade crescente de energia com o respeito a nossa floresta tão rica em biodiversidade.

A empresa brasileira, Care Electric, responsável por essa nova tecnologia, ganhou o respeitadíssimo prêmio Technology Pioneers do Forum Econômico Mundial, ficando lado a lado com empresas como Google e Twitter.

Site da empresa: http://www.careelectric.com.br/

Abraços,
Paulo