Pesquisar este blog

sábado, 30 de janeiro de 2010

Água potável para 1.300 famílias de ribeirinhos

Dá muita alegria ajudar a melhorar a vida das pessoas, como a de levar água às ilhas do entorno de Belém, separadas por volumes gigantescos de água dos rios e que antes os ribeirinhos ou compravam água potável noutras ilhas, ou tomavam direto do rio, adoecendo muito.


Daqui a pouco vou a Icoaraci, entregar 128 casas no Taboquinha, área de alagados, obra do PAC- Programa de Aceleração do Crescimento, junto com o Governo do Estado. Tirar as famílias das áreas alagadas, de várzeas e dar casa decente, isso é coisa do nosso governo, em parceria com o governo do presidente Lula. Na foto, a casa de uma família de ribeirinho em uma das ilhas da região de Belém.


A ilha de Paquetá e a de Jutuba, agora têm trapiche de concreto armado e as famílias não precisam embarcar e desembarcar no alagado, na lama. Em todo o tempo de existência das ilhas, são os dois primeiros trapiches de concreto armado, pra resistir às chuvas e ao turu.

Em 2008, estive na Ilha de Jutuba, entregando as cisternas e o sistema de tratamento de água da chuva, feito em parceria com a Cáritas. Para que as famílias de Jutuba tenham água potável sem precisar sair da ilha ou mesmo tomar direto do rio.

O sistema de tratamento funciona assim: a água da chuva cai no telhado, escorre na calha e é aparada num tanque. Dali são enchidas garrafas pet, previamente pintadas de preto pela metade, na horizontal e que ficam ao sol por 6 horas, tempo necessário para tratar a água. O sol faz a limpeza de água da chuva nas garrafas, que são colocadas na cisterna. De lá, é feita a distribuição de água para as casas das famílias.

Agora, as ilhas do Papagaio, Juçara, Paquetá, Outeiro, Cotijuba, Grande, Murutucum, Cumbu, Maracujá e Mosqueiro terão microssistemas de água tratada diretamente dos rios, trabalho conjunto da Paratur e Secretaria de Desenvolvimento Urbano, do meu governo. Água potável para 1.300 famílias de ribeirinhos, chegando às casas das famílias; trapiche de concreto, fortalecimento da organização popular. Isso tudo emociona muito e aí não dá pra segurar. (Fotos Lidiane Martins, da equipe do blog)

2 comentários:

carlinhos mel disse...

Fantatiscamente simples essa tecnologia para tratamento de águas pluvias. Poderiam informar onde posso obter mais detalhes?

Carlinhos Mel

Marcos disse...

Governadora, mostre suas obras, nos principais redes do Estado, deixe os Tucanos e os Demos incomodados