Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de junho de 2010

A saúde pública em debate na 9ª conferência


Hoje começa a 9ª Conferência Estadual de Saúde. Não poderei estar na abertura dos trabalhos, porque estarei noutra atividade em Brasília, mas já providenciei uma mensagem de saudação aos participantes de tão importante evento que vai debater a saúde pública no Pará, com o tema “O SUS como Patrimônio Social, Cultural e Imaterial da Humanidade”.

Saúde tem sido uma das prioridades do meu governo. Prioridade com democracia e participação, como é o repasse dos recursos à atenção básica de saúde, que começou em abril de 2008 e hoje chega a todas as prefeituras.
Colocamos em pleno funcionamento os hospitais regionais e estamos concluindo e entregando à população os hospitais de pequeno porte. Já inauguramos os de Tracuateua e de Nova Ipixuna. E vamos entregar este ano os de Melgaço, Oeiras do Pará e Senador José Porfírio.
Também inauguramos a Unidade de Pronto Atendimento de Altamira, a primeira de toda a região Norte. E nos orgulhamos de entregar as UCIs- Unidades de Cuidados Intensivos neonatais de Castanhal, Marituba, Bragança, Ananindeua, Abaetetuba e Parauapebas. E ainda vamos inaugurar novas UCIs em Belém, Conceição do Araguaia e Redenção.
Ao mesmo tempo, descentralizamos os serviços de hemodiálise, com novos centros de atendimento em Altamira, Redenção e Castanhal, além da ampliação dos serviços em Marabá e Santarém. O serviço de homodiálise de Bragança também já está pronto e será inaugurado este ano.
Os avanços na área da saúde incluem a nova Santa Casa e o parque radioterápico do Hospital Ophir Loyola, que inauguramos no mês passado, pondo fim às filas de pacientes de radioterapia.
Um grande abraço, participantes da 9ª Conferência de Saúde! Tenham um excelente debate, rico e produtivo para a saúde pública e para a vida dos usuários, gestores e profissionais de saúde.

Nenhum comentário: