Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de junho de 2010

PCCR da educação:construído com participação popular

Trago ao palanque o comentário do professor Sidney Portal, da Ilha do Marajó, no artigo 

Brasil, PCCR, Marituba: muitas vitórias


(...) a forma como foi construido é que mais chamou minha atenção, de maneira coletiva, ouvindo a todos, principalmente os beneficiários. Lembro que em outros tempos em que não se dava nenhum centavo de aumento, não se discutia PCCR não havia greves e debates tão exagerados quanto estes últimos, mas esses são os "ossos do oficio" de se construir um governo com participação popular.



Governadora,


Muitos falam em educação como prioridade de seus governos. Mas, de fato, esse compromisso temos visto nitidamente em seu governo.

O PCCR é um grande exemplo. Imagine um estado do tamanho do Pará não ter um plano deste para os profissionais da Educação, no deixava no minimo na traseira da políticas de valorização de servidores tão debatidas no Brasil.


Mais ainda, a forma como foi construido é que mais chamou minha atenção, de maneira coletiva, ouvindo a todos, principalmente os beneficiários. Lembro que em outros tempos em que não se dava nenhum centavo de aumento, não se discutia PCCR não havia greves e debates tão exagerados quanto estes últimos, mas esses são os "ossos do oficio" de se construir um governo com participação popular.


Mas ainda há muito a fazer, escolas precisando de reforma, equipamentos, funcionários. Precisamos de mais formação para professores, inclusive especializações financiadas pelo governo (ou co-financiadas), ampliação da Rede de Educação tecnológica do Pará (conforme já está divulgado que vai acontecer) com reforma das escolas já existentes com apoio aos cursos através de repasses diretos a Escola sem grandes burocracias, queria até propor que a Politica de Educação Profissional fosse dsligada da Seduc e se criasse uma autarquia, um instituto talvez pra cuidar especificamente disso, a Seduc já tem muita coisa pra tratar, precisamos desafogá-la.


E mais e mais...


No entanto, Parabéns governadora,
parabéns Albertinho Leão, nosso conterrâneo marajoara que está fazendo brilhante gestão na Secretaria Adjunta da Seduc.
E receba meu muito obrigado e que o Senhor Jesus a quem sirvo, possa lhe iluminar mais, lhe proteger e guardar para que continue brilhando nesta administração.


Professor Sidney Portal
Ilha de Marajó

Nenhum comentário: