Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Boas notícias ao povo do Pará

  • Vou a Tucuruí agora pela manhã e, junto com o ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, entregarei os títulos de cessão de uso de áreas aquícolas da União para a produção de peixes a 671 famílias. Sem nenhum custo pra elas. Com essas autorizações, 325 famílias poderão, em breve, acessar os primeiros 2.600 tanques-redes que estão sendo implantados pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério da Pesca e a Eletronorte, e, assim, começar a sua produção de peixes de modo organizado e legal. E receberão recursos para o custeio, assistência técnica e cursos para todo o processo da cadeia do pescado.
  • Dou um pulinho em Breu Branco para receber o honroso título de cidadã breuense e pra levar meu abraço à população trabalhadora de Breu Branco.
  • Volto à tarde e inauguro o primeiro, repito, o primeiro banco público de sangue de cordão umbilical e placentário da rede pública na região Norte. Vai funcionar aqui no Pará, em Belém. Já existe banco público semelhante, mas não na rede pública e é de vital importância para os pacientes que necessitam de transplante de medula óssea, tratamento de leucemia.
  • Também hoje o Grupo de Trabalho de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Governo do Estado do Pará realiza, das 14h às 18h, no Hangar, o Fórum Amazônico de Plantas Medicinais, para a troca de experiência entre sociedade civil organizada, academia e órgãos. O evento integra a programação do Frutal Amazônia, que acontece de 24 a 27 de junho no mesmo local. O GT foi instituído pelo governo do Estado por meio do Decreto Nº 1.039, de 12 de junho de 2008, com a finalidade de discutir e elaborar a proposta de Política Estadual de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Pará.
  • O objetivo dessa política é garantir o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo o uso sustentável da biodiversidade, o desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria no Estado do Pará. E, no âmbito da área de saúde, o uso racional das plantas medicinais e fitoterápicos, utilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), visando à garantia de acesso às plantas medicinais e fitoterápicos, com segurança, eficácia e qualidade e a organização da rede de serviços relacionados às plantas medicinais e fitoterápicos, na perspectiva da integralidade da atenção à saúde, baseada no conhecimento científico, considerando as experiências tradicionais do uso de plantas medicinais.

  • E ontem, anunciei as reformas em 355 colégios até o final do ano, incluindo escolas estaduais, tecnológicas, indígenas e de ensino médio. São 502 obras nas escolas paraenses. 355 escolas em todo o Estado, 50 só em Belém, com R$272 milhões de reais. Estamos construindo 47 novas escolas e 11 novas escolas tecnológicas. E também vamos entregar dois computadores às estudantes Cássia e Carla Costa, estudantes do Colégio Estadual "Augusto Meira", que foram selecionadas como as melhores alunas do 3º ano do ensino médio do país, no programa "Tô Sabendo", do Ministério Cultura.
E Dilma, em primeiro lugar. Excelentes notícias. Bom dia, povo do Pará!

Um comentário:

Rufino Jr disse...

Governadora, por favor me confirme que desta vez Irituia está nessa relação; não aguentamos mais esperar pelas tão necessárias obras em nossas escolas.
Abraços e vamos em frente, rumo ao segundo mandato.