Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Amanhã, com Lula em Altamira: defesa do desenvolvimento ao povo do Xingu

Amanhã estarei em Altamira pela manhã, junto com o presidente Lula, no ato público em favor do desenvolvimento sustentável na região do Xingu. O ato será no no Estádio Bandeirão e a previsão é de 20 mil pessoas.


Ministros, secretários de Estado, prefeitos, lideranças comunitárias, entidades de classe e a população terão a oportunidade de ouvir e se manifestar sobre o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) do Xingu, a Usina Hidrelétrica (UHE) Belo Monte, o asfaltamento da Transamazônica (BR-230) e da Santarém-Cuiabá (BR-163), o Programa Luz para Todos e questões que envolvem a regularização fundiária e ambiental.


Sobre Belo Monte, sugiro a leitura do artigo de Carlos Lessa, ex-presidente do BNDES:


"O governo - que festeja exportações eletrointensivas e se orgulha do Brasil virar um "celeiro mundial" - reduziu em 26 metros a barragem, que terá um reservatório 70% inferior ao possível. Aliás, as barragens do Rio Madeira também não terão eclusas e o Brasil abre mão de 4 mil quilômetros de hidrovias navegáveis. O transporte aquaviário é o de mais baixo custo logístico para o Brasil, porém o ambientalismo não faz a defesa das hidrovias reguladas por grandes aproveitamentos hidrelétricos e navegáveis a partir de eclusas. É impressionante o silêncio da versão domesticada do ambientalismo que se diz favorável ao desenvolvimento renovável. Nada é, no domínio energético, mais renovável que a hidreletricidade.


O governo Lula merece parabéns por, finalmente, tocar Belo Monte. Porém, como se sabe, "o diabo mora nos detalhes" do projeto de uma usina a fio d ' água e sem eclusa. É uma pena que o governo Lula seja tímido. Lembro que a timidez é oriunda de medos, produtos favoritos do diabo.

A íntegra do artigo, aqui.

Nenhum comentário: