Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Belém tem recursos para atender a saúde, mas o problema é complexo.

É possível que você leia, veja e escute que o Governo do Estado é o grande responsável pelo caos na saúde pública em Belém.

O município de Belém tem plena gestão da saúde isto é, é como se fosse um jovem que alcança a maioridade, dono dos seus atos. Por ser digamos de maior, recebe e recursos financeiros diretamente do Governo do Pará, do Ministério da Saúde (traduzindo, do governo Lula) e dos 142 municípios que fazem pactos de atendimento em saúde com Belém.

Dando um exemplo: quando você uma ambulância de um município do interior em Belém trazendo uma pessoa doente, saiba que o atendimento a essa pessoa será pago por aquele município para Belém. Isso faz parte do programa de pactuação integrada.

5 milhões de reais - Em 2009, o governo do Pará repassou à prefeitura de Belém quase R$ 5 milhões para a PMB cuidar da saúde do povo. Os recursos são a contrapartida do governo do Estado do Pará para que a prefeitura faça investimentos em saúde.

Além desses recursos, por ter maioridade (a gestão plena), o município de Belém recebe dinheiro direto do Ministério da Saúde e dos 142 municípios. Daqui a pouco, dos 143, já que temos hoje 144 municípios no Pará.

Feito esse esclarecimento público, faço questão de dizer que reconheço que é complexo o problema da saúde pública em Belém, como aliás em todas as capitais. Por isso mesmo estou sempre disposta a sentar e conversar com o prefeito Duciomar, para tratar de formas e ações que possam melhorar a saúde do povo da nossa Belém. O prefeito Duciomar, a quem respeito, foi eleito e reeleito para governar Belém.

Pra mim, isso basta, porque a decisão do povo é soberana e o povo é a maior autoridade.

2 comentários:

J. Pinto Durão disse...

Ana,
O que foi postado é esclarecedor, nós já estamos "carecas" de saber que o gestor da máquina estatal do município de Belém, só não melhora a saúde por falta de competência na gestão, os recursos existem...
Parabéns pelo novo espaço de diálogo com a blogosfera.
Visite e divulgue o nosso blog, ok?!

www.militanciaviva.blogspot.com

Abraços,
Jota

Flávio Costa disse...

Jamais dei ouvido ao que o cidadão do belo município de Traquateua falava em época de campanha.
Mas, uma coisa eu escutei muito bem,disse ele:
-Vou colocar médicos em periodo integral em todos os postos de saúde de Belém...
Lembram?
Pois é, não cumpriu!
Depois me perguntei.
Como um falso-médico pode gerir a saúde de seu municipio?
Só assim me conformei....