Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de junho de 2013

Jatene: violência se deve a aspiração de consumo da população

"O aumento do índice de violência no estado do Pará se deve a aspiração de consumo da população". A frase, dita no programa matinal de rádio do governo estadual pelo próprio Simão Jatene, sinaliza para o povo paraense que o pensamento hegemônico do poder público estadual acredita profundamente que as causas que levam à matança desenfreada nas nossas cidades, ao aumento da violência contra a mulher e da criminalidade em geral, lhe são alheias. Ou seja, nada que o governo faça poderá mudar a realidade, porque trata-se de uma vontade subjetiva da população.

Mais impressionante que a famosa tese da "sensação de insegurança", a tese da "aspiração de consumo" leva para o plano abstrato algo que é bastante concreto. Não são desejos de consumo que matam dezenas de pessoas, incluindo policiais, semanalmente. É a ausência do estado como agente da garantia da ordem, da garantia dos direitos, que leva o crime organizado a recrutar dezenas de jovens para o tráfico de drogas. Jovens estes que não acreditam que ser professor, policial, trabalhador da construção civil, vá lhes proporcionar futuro, quando os traficantes e chefões do crime exercem cada vez mais o poder nas comunidades onde moram.

Para conter a onda de criminalidade, é preciso investir em polícia sim! Mais policiais, mais viaturas, mais armamentos, mas também mais formação em policiamento comunitário, para que o policial intervenha na comunidade não como um mero repressor, mas também um construtor da garantia da ordem e dos direitos. Mas também é preciso investir na melhoria real da educação - e não no blablablá de "pactos"- na melhoria da saúde, da infraestrutura, da geração de empregos e renda.

Dessa forma, o jovem não deixará que sua "aspiração de consumo" o leve para o mundo do crime. Mas sua "aspiração de consumo" o levará para a escola, para um curso profissionalizante, para uma igreja, pois ele vai acreditar que a ordem social deve ser mantida, que vale a pena ser trabalhador. Numa sociedade caótica, onde o estado é apenas lembrado em propagandas, onde as delegacias estão fechadas, onde as escolas caem aos pedações, não há saúde, transporte público e nem direito, onde o estado age apenas em benefício de uma curriola, a violência campeia. Trabalhe de verdade, para todos, governador, e aí veremos a redução da violência.

7 comentários:

Anônimo disse...

Por essa e muitas outras é que esse governo é um governo de farsantes, despudorados, dissimulados e quadrilheiros!

Anônimo disse...

E o Governo Federal não tem responsabilidade alguma com a violência que assola o país? Nunca o país esteve tão violento como nos 10 anos governado pelo PT no Brasil, a sensação de impunidade é a maior do mundo, todo mundo mata e o Governo Federal finge que não vê. Ora vá!

Blog Ana Júlia disse...

"Todo mundo mata e o governo federal finge que não vê": o que você quer dizer com isso? Que a Dilma tem que intervir no Pará? Então você concorda que o governo Jatene é um fracasso, Anônimo?

Blog Ana Júlia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog Ana Júlia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Cara Ana Julia, não coloque palavras em minha escrita. O Governo atual não é um fracasso, em comparação ao seu é muito melhor, sou um cidadão comum e a violência assola o país, não apenas o Estado do Pará, assola o país devido a políticas públicas que visam apenas reduzir uma pobreza sem dar condições aos que viviam na extrema pobreza, educar, aprender e produzir. Os adolescentes hoje são os que mais cometem assaltos e crimes, e nada se faz, o Governo Federal sequer comenta a barbaridade cometida contra dois profissionais da saúde queimados quando trabalhavam, finge que não vê, finge sim, finge que não vê o clamor social pela menoridade penal. Não precisa intervir no Pará não, aqui pelo menos existe prevenção, resultados a longo prazo, existe uma matemática que não bate no Governo Federal que é redução da pobreza = AUMENTO DA VIOLÊNCIA! De 2003 a 2013 um aumento absurdo da violência no Brasil, e no Pará talvez se entre 2006 - 2010 houvesse alguma política de prevenção a criminalidade os adolescente que hoje roubam, matam e subtraem pertences de pessoas do bem, talvez estivessem estudando e produzindo, mas não houve, quem tinha 12 - 16 anos e hoje tem 16 - 20 não teve a atenção necessária no seu Governo. Apenas lamento, e reafirmo que o Governo Federal finge que não vê nada com relação a violência. Fique com Deus!

Anônimo disse...

Não acreditamos mais em políticos, câmaras municipais e federais, assembleias legislativas e senado são caros demais e não dão nenhum retorno. Acreditamos somente na sociedade civil organizada e mobilizada. Fora os políticos profissionais, que deveriam se unir para resolver os problemas da sociedade mas ficam atacando uns aos outros, tudo em busca desenfreada pelo poder, isso é triste, mas a juventude vai mudar isso!! e não vai demorar muito não!! chega de blá blá blá queremos resultados.