Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de junho de 2013

Deputado pedirá ampliação da CPI do Detran

Do Diário do Pará

A avalanche de denúncias envolvendo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está dividindo os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para investigar fraudes no órgão.

O deputado petista Carlos Bordalo disse ontem que deve apresentar requerimentos pedindo que a investigação seja ampliada. Proposta pelo deputado Parsifal Pontes (PMDB), a CPI do Detran tinha como alvo inicial o desvio de dinheiro do departamento para bancar salários e investimentos da Associação Atlética Santa Cruz, entidade por trás do time Santa Cruz de Cuiarana e que tem o senador Mário Couto (PSDB) como patrono.

Nas últimas semanas, contudo, outras denúncias têm se acumulado e os deputados já estudam ampliar a apuração. “Vou pedir uma lista de todos os fornecedores do Detran. É preciso explicar exatamente como funcionam esses contratos. Temos que levantar as informações para ver se há ou não irregularidades”, diz Bordalo.

O PMDB, partido do autor do requerimento, ainda não avaliou o assunto, o que deve ocorrer ainda hoje. A próxima reunião da CPI está marcada para amanhã. Na semana passada, não houve quórum e a Comissão acabou não iniciando os trabalhos. A expectativa é de que amanhã sejam aprovados os primeiros requerimentos com pedidos de informação.

DENÚNCIA

A nova denúncia de fraude no Detran envolve a contratação de uma empresa de Brasília contratada para prestar o serviço de gerenciamento de contratos. De dezembro de 2012 a março deste ano, a Arqdigital Ltda teria arrecadado mais R$ 10 milhões, sendo que apenas 15% do bolo foi parar nos cofres do Detran.

A previsão é que a contratada arrecade nos próximos 15 anos algo em torno de R$ 180 milhões. A empresa ficou responsável pelo registro de veículos financiados denominado gravame. Esse registro indica que a propriedade do bem é, transitoriamente, do banco ou da financeira que fez o financiamento até que o débito seja quitado.

Várias empresas participaram da licitação vencida pela Arqdigital Ltda. A concorrência chegou a ser contestada por procuradores do órgão, mas sem sucesso. Especialistas da área afirmam que o próprio Detran poderia fazer o serviço com custo bem menor para o contribuinte.

Contrato está 10 meses além do prazo

Também está sob suspeita contrato entre o Detran e a SCE Médicos Ltda. (Climept) para a realização de exames médicos e psicotécnicos em condutores. O contrato teria prazo máximo de cinco anos, mas já está 10 meses além desse prazo. Além disso, a Climept mantém o monopólio dos serviços quando o correto seria credenciar várias entidades.

O presidente da CPI, deputado Ítalo Mácola diz que, pessoalmente, é contra a ampliação do objeto de investigação. Defende que a comissão tenha como foco único as relações do Detran com o Santa Cruz. “Do contrário, corremos o risco de acabar não apurando nada”, argumenta, afirmando que também apresentará uma série de requerimentos.

BATALHA

Além do início dos trabalhos da CPI, a semana pode ser marcada por mais uma batalha envolvendo o relator da comissão, o deputado Fernando Coimbra (PSD). O petista Carlos Bordalo já anunciou que pedirá que Coimbra renuncie à relatoria. Ontem à tarde, Bordalo disse ainda ter dúvidas se formalizaria o pedido em plenário, o que pode ocorrer ainda hoje, ou se aguarda a reunião de amanhã.

Coimbra é investigado por fraudes na concessão do seguro defeso e foi classificado por Mário Couto - principal alvo da CPI – como “assaltante dos cofres públicos”. A avaliação de alguns deputados é de que o relator não teria isenção para a apuração.

Nenhum comentário: