Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Dilma: "a origem do meu governo está nos movimentos sociais"

Do Brasil 247

Seguindo a tradição iniciada pelo ex-presidente Lula em seu primeiro ano de governo, 2003, seguindo até o último, 2010, a presidente Dilma Rousseff participou nesta quinta-feira 19 da celebração de Natal dos catadores e moradores de rua no Centro de Exposições Anhembi, em São Paulo. O encontro do presidente da República com os personagens mais pobres da cena urbana virou marca registrada das gestões do PT, fortalecida com a adesão de Dilma.

“A origem do meu governo está nas lutas sociais”, discursou a presidente, ao lado dos ministros Gilberto Carvalho, Tereza Campello, Alexandre Padilha e Aloizio Mercadante, além do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e do deputado Paulo Maluf (PP-SP), que foi vaiado. A presidente ressaltou que "é impressionante" o que a categoria conquistou até aqui, com a formação de catadores e a inclusão da tecnologia, e lembrou que "hoje, nós reconhecemos as demandas de todas as parcelas da população".

Mais cedo, pelo Twitter, ela falou sobre a tradição do evento e a participação anual do presidente da República, iniciada por Lula. "O presidente Lula iniciou uma tradição, que eu mantenho, de celebrar o Natal com os catadores e moradores de rua. É uma oportunidade para lembrar que o nosso governo tem compromisso com todos os brasileiros e brasileiras. Esse Natal com os catadores e os moradores de rua é sempre emocionante. Hoje estarei em São Paulo para mais uma dessas celebrações", escreveu.

Dilma Rousseff ressaltou também o fato de que o local da feira Expocatadores, que também acontece no Anhembi, é um "espaço privilegiado para exposições internacionais". "Visitarei a Expocatadores. Imagine vocês, uma feira de catadores em pleno Anhembi, espaço privilegiado para exposições internacionais", disse.

"A cerimônia reafirma que o Estado brasileiro trabalha para todos, criando condições para que todos tenham direito a oportunidades", afirmou Dilma, lembrando que "hoje, todos os moradores de rua têm direito ao Bolsa Família e acesso aos Centro POP – Centros de assistência social para a população de rua". A presidente também participa do Prêmio Cidade Pró-Catador, de boas práticas de inclusão dos catadores.

A presença do presidente da República no encontro de Natal dos catadores e moradores de rua de São Paulo foi iniciada por Lula no dia 24 de dezembro de 2003 e cumprida até o último ano da gestão do ex-presidente, período em que foi convidado de honra de todas as cerimônias anuais. Desde que deixou o poder, a presença passou a ser marcada por Dilma Rousseff. O antecessor, no entanto, sempre manteve reuniões com a categoria.

Um comentário:

Anônimo disse...

É verdade, no entanto, escola e professores são movimentos sociais,no sentido prático da coisa, e o presente de grego dado pela Dilma e Mercadante no reajuste do Piso do Magistério de 2014 (míseros 8,32%) não será esquecido tão fácil, a resposta nas urnas dos professores virá a altura, pode aguardar quem botou esse partido no poder, ela vai se arrepender amargamente!