Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Santa Casa: protesto paralisa atividades

Do Blog do Deputado Edilson Moura

"Não vamos medir esforços para apoiar o movimento do pessoal da área da saúde, que está na luta contra a ameaça de privatização da nova Santa Casa de Misericórdia do Pará.A denuncia foi feita na semana passada pelo Sindicato dos médicos, que hoje faz uma grande manifestação contra o governo estadual.

Segundo a denúncia, o governo do Estado, comandado pelo PSDB, estaria já em fase avançada de negociações com o Cesupa para privatizar o hospital. Médicos denunciaram a estratégia na AGE realizada na semana passada, no auditório do Sindmepa.

Os profissionais que compareceram à Assembleia disseram que negociações neste sentido estão em curso e nenhuma entidade de controle social da área da saúde foi consultada sobre esse projeto. Concordamos com o diretor administrativo do Sindmepa, João Gouveia, que considera uma traição do governo, pois a Santa Casa é patrimônio público e histórico do povo do Pará, que deveria ser consultado sobre planos de transformar a instituição em hospital-escola de um curso de medicina privado. Estamos nessa luta!"

Como eu havia comentado no Facebook, a paralisação de profissionais da Santa Casa de Misericórdia aconteceu na manhã de hoje. O sentimento de todos é de traição, pois é crescente a contratação de servidores temporários, muitos dos quais não trabalham. 

O Governo do Estado se movimenta no sentido de cortar as gratificações e plantões extras, que constituem grande parte dos vencimentos dos profissionais de saúde. Além disso, o atraso na execução das obras e a sinalização de que o espaço será submetido à gestão privada geram uma angústia nestes servidores, o que impacta de imediato na qualidade do atendimento à população, pois trabalhador instisfeito não presta serviço de qualidade. 

Isso é muito triste e representa um RETROCESSO na gestão da saúde pública. Aliás, mais um retrocesso neste DESGOVERNO Jatene.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu odeio qualquer tipo de privatização. Acho isso um absurdo muito grande contra nosso povo inocente... Coisa de lesa-pátria... Minha indignação é muito grande contra esses facínoras.