Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de abril de 2010

Mais saúde ao Brasil e ao Pará

Hoje vou inaugurar o espaço Maternar, parceria entre a UEPA- Universidade Estadual do Pará e a Secretaria de Saúde do Pará. É mais um espaço de saúde essencial, pois nele será possível fazer o diagnóstico precoce de doenças através do teste do pezinho e, asism, evitar aocorrência de doenças graves, além de demonstrar à família sobre o tratamento mais adequado ao recém-nascido.

O investimento público em saúde tem sido feito de forma vigorosa tanto pelo governo do presidente Lula, como pelo nosso governo.

No mês passado, inauguramos a primeira UPA - Unidade de Pronto Atendimento, em Altamira e que funciona 24 horas por dia.


Sobre a sensível transformação da saúde brasileira para melhor atender a população, veja este artigo no Blog do Planalto. E veja a entrevista com o ministro Temporão.



Gerenciar e aprimorar o maior sistema público de saúde brasileiro, o maior do mundo, não é tarefa das mais fáceis. Mas com criatividade e organização, é possível reduzir as deficiências e qualificar a atenção, melhorando o atendimento à população, afirma o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que o Blog do Planalto traz a seus leitores no programa 7 Anos em 7 Minutos desta segunda-feira (12/4).

A assistência à saúde do cidadão vem passando por uma importante transformação nos últimos sete anos. Nós começamos a organizar esse imenso sistema público de saúde que atende a mais de 180 milhões de pessoas, integrando serviços para possibilitar uma maior agilidade no atendimento. E reforçamos o foco de todo esse trabalho na família, implementando uma abordagem de prevenção de doenças e promoção da saúde.

Você pode escolher o ministro que estará no programa da próxima quarta-feira (14/4). Clique aqui e vote!

Temporão ressalta a importante marca de 100 milhões de pessoas cobertas pelo programa Saúde da Família, uma vez e meia maior que o total verificado em 2003. O ministro lembra que onde há atuação do programa, a mortalidade infantil cai significativamente -- nos últimos cinco anos, foram salvas 35 mil crianças.

Também se destacam os programas Farmácia Popular e Brasil Sorridente, que atendem a milhões de pessoas no País, além de serviços como o Samu 192, que melhorou o atendimento de emergência da população.

Mas o nosso desafio o atendimento à saúde não pára por aí. Em mais uma ação integrada para reduzir o tempo de espera nas emergências dos hospitais, nós criamos as UPAs, que são unidades de pronto-atendimento. Essas unidades funcionam 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados. O paciente é atendido em consultórios de clínica médica, de ortopedia, de pediatria, odontologia, entre outras especialidades


2 comentários:

Luis Cavalcante disse...

Sobre o discurso do Mário Couto leia http://professorcavalcante.zip.net/

Anônimo disse...

Do www.blogdobordalo.com

Ninguém merece o Mário Couto

“Por falta de capacidade de gestão da governadora. Será que Ana Júlia sabe o que é gestão? Eu sei que ela sabe muito bem usar aqueles copos redondos com um líquido amarelo dentro. É o líquido amarelo chamado uísque, isso ela usa muito bem. E ela ainda tem a coragem, a cara de pau de se candidatar novamente”.

Essa infelicidade foi dita pelo já mais do que provado como ultra-desqualificado senador paraense, Mário Couto, que de tão rudimentar no trato da política foi apelidado de "Mário Cotoco" e, tão "probo", também de "Mário Tapiocouto" (não preciso explicar o porquê para vocês, acredito).

Mais uma vez, confundiu o privado com o público. Mais uma vez, usou de seu preconceito contra as mulheres, que parece beirar o ódio misógino. Mais uma vez, destilou seu machismo galopante, que afronta às jovens e senhoras do nosso estado, ricas ou pobres. Mais uma vez falou como um hipócrita, porque não apenas ele teve problemas com o alcoolismo, como os tem em suas relações pessoais. Mais uma vez usou a tribuna do Senado para envergonhar o Pará.

A resposta a ele está nas pesquisas da revista Época de domingo: Ana Júlia na liderança, mais de 7 pontos à frente do ex-rival dele, no partido rachado enfraquecido como está o PSDB, ex-governador Simão Jatene. Mas, além disso, quero propor algo para os mais jovens, a quem mais deve doer assistir esse espetáculo de falta de propostas e desespero: quando lhes perguntarem quantos representantes no Senado tem o Pará digam que "sabem" de apenas dois. Melhor isso do que ter de assumir ser representado por Mário Couto.