Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Governo federal entrega máquinas para prefeituras nesta quinta feira

O Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, fará a entrega de máquinas agrícolas para 51 municípios paraenses no amanhã, em Castanhal. O evento faz parte de uma política do ministério para ajudar a desenvolver a agricultura familiar. As máquinas deverão ser utilizadas para a manutenção de estradas vicinais e ajudar no escoamento da produção agrícola. O evento contará com a presença do ministro Pepe Vargas.

Segundo o delegado regional do MDA, Paulo Cunha, a ação foi inspirada na medida adotada em meu governo, chamada Kit Faz Estrada. Segundo ele, a agricultura familiar responde por 10% do PIB nacional, ocupando cerca de 24% de todas as terras agricultáveis. “Estamos investindo para mudar a lógica da agricultura familiar, para que ela deixe de ser de subsistência e passe a abastecer os mercados locais”, disse. Ele complementa que cerca de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros vem do pequeno agricultor.

Ele diz ainda que o MDA tem promovido ações para financiar este pequeno produtor. Em 2012, foram destinado 18 bilhões para o crédito da agricultura familiar, sendo 600 milhões apenas no Pará. “Esta política de inclusão produtiva tem ajudado a fortalecer os arranjos produtivos locais, fortalecendo a economia nas pequenas cidades”, destaca Paulo.

A máquinas serão cedidas para as prefeituras através de convênio. Os prefeitos se comprometem a manter os equipamentos em funcionamento, treinar seus operadores e arcar com as despesas de combustível.
Veja quais são os municípios beneficiados nesta primeira entrega:

Augusto Corrêa

Bom Jesus do Tocantins

Bonito

Brejo Grande do Araguaia

Canaã dos Carajás

Colares

Curionópolis

Curuçá

Goianésia do Pará

Igarapé-Açu

Inhangapi

Jacareacanga

Mãe do Rio

Magalhães Barata

Maracanã

Marapanim

Mojuí dos Campos

Nova Ipixuna

Nova Timboteua

Novo Progresso

Ourém

Palestina do Pará

Pau D'Arco

Peixe-Boi

Primavera

Quatipuru

Rio Maria

Rondon do Pará

Salinópolis

Salvaterra

Santa Bárbara do Pará

Santa Cruz do Arari

Santa Luzia do Pará

Santa Maria do Pará

Santarém Novo

Santo Antônio do Tauá

São Caetano de Odivelas

São Domingos do Araguaia

São Francisco do Pará

São João da Ponta

São João de Pirabas

São João do Araguaia

São Sebastião da Boa Vista

Sapucaia

Soure

Terra Alta

Terra Santa

Tracuateua

Vigia

Xinguara

Nenhum comentário: