Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Corpo de Welbert é encontrado perto da fazenda do Grupo Santa Bárbara

Após a presidência da Câmara dos Deputados ter constituído uma Comissão Externa, coordenada pelo deputado federal Cláudio Puty (PT-PA) e integrada pelos deputados Asdrúbal Bentes (PMDB-PA) e Delegado Protógenes ( PCdoB-SP), para verificar as denúncias sobre o assassinato do trabalhador rural Welbert Cabral em fazenda do grupo Opportunity, em São Félix do Xingu, seu corpo foi encontrado.

Ele estava a 6 kilômetros da porteira da fazenda onde trabalhava. O corpo foi jogado no pasto, com pés atados e parecia ter sido arrastado, segundo relatos da família. Há suspeitas de que o trabalhador seja apenas mais um dos mortos nessas condições.

Welbert foi visto pela última vez em 24 de julho na fazenda, onde compareceu para fazer um acordo por dívida trabalhista em decorrência de acidente de trabalho ocorrido no início do ano.

A respeito do crfime, a SDDH - Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos, a Comissão Justiça e Paz e a Comissão Pastoral da Terra da CNBB Norte II, o MST, a Fetagri e a Comissão de Direitos Humanos da OAB-PA continuam exigindo que a Polícia Civil investigue os fortes indícios de omissão e ocultação de provas possivelmente praticados e que esclareça onde se encontram as duas caminhonetes desaparecidas de propriedade do Grupo Santa Bárbara; o delegado responsável pelas investigações requeira à Justiça a quebra do sigilo telefônico Welbert, Zé Geraldo (gerente da fazenda) e dos telefones fixos da fazenda; seja intensificada a busca e captura dos indiciados Divo Ferreira e Maciel Berlanda; seja investigada e esclarecida a possível participação do Grupo Santa Bárbara na facilitação da fuga dos suspeitos; a Polícia Civil do Pará inclua em seu site (os mais procurados) as fotos e nomes de Divo Ferreira e Maciel Berlanda; e o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves agilize os exames periciais já solicitados pelo delegado responsável pelo IPL.

Um comentário:

Anônimo disse...

É preciso que a secretaria de segurança publica solucione este crime e que os culpados sejam punidos exemplarmente, viu seu Jatreme?