Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Dilma anuncia 47 milhões para obras de prédios históricos no Pará

Do G1

Na foto, Catedral da Sé, reformada em nosso governo.
O Governo Federal deve destinar R$ 47 milhões para a recuperação de pontos históricos no Pará. As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e foram anunciadas durante visita da presidente Dilma Roussef a São João del-Rei, em Minas Gerais, nesta terça-feira (20).

Segundo o Ministério da Cultura, a iniciativa tem como objetivo a conservação de prédios tombados, favorecendo a recuperação destes locais para utilização dos espaços históricos com um novo propósito, visando atender a população. As ações devem acontecer nos próximos três anos.
saiba mais

No Pará, a verba vai ser destinada para a restauração do Palácio Antônio Lemos; revitalização da Feira do Ver-o-Peso e do mercado de peixe; requalificação das praças Dom Pedro, do Relógio, do Carmo, Visconde do Rio Branco e do cemitério da Soledade; restauração do casarão do Fórum Landi, Teatro Municipal, Cine Olympia, Palacete Bolonha, Fundação Cultural de Belém, Arquivo Público e Capela Pombo.

"Estamos esperando essa notícia há muito tempo. É uma grande conquista para Belém. Esses recursos vão permitir que o centro histórico da cidade tenha um conjunto de restauros que possa lhe dar uma unidade, uma estrutura, e com isso a gente dá um passo importante na conquista da sustentabilidade", disse o arquiteto Flávio Nassar, do Fórum Landi.

Além do Pará, outros 19 estados devem ser beneficiados com o PAC das Cidades Históricas, totalizando um investimento de R$ 1,6 bilhão. Segundo a presidente Dilma, a preservação das cidades é um investimento na formação do povo brasileiro. "Conhecer, respeitar e preservar as cidades históricas são requisitos para construirmos nosso futuro como nação democrática, civilizada e capaz de se erguer sobre os prórprios pés. Investindo no patrimônio Cultural estamos investindo em nós mesmos", disse.

Segundo o Ministério, este recurso não deve ser repassado de uma vez para as prefeituras: a liberação da verba vai acontecer conforme as obras forem licitadas

Um comentário:

radiocunha disse...

Tá certo que esta verba virá em beneficio do Estado, principalmente em Belém. Agora é hora dos parlamentares do PT e da direção do PT Paraense dizer pra sociedade , através de suas plataformas de comunicação, que a grana quem está mandando é o Governo Federal, pois como é sabido, os tucanos sempre se abancam nos ninhos dos outros e certamente o seu ZenaZenaldoAÊ vai se beneficiar nessa grande onda vermelha.