Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Cametá, Belém. E carta sobre Banpará

As imagens são do comício de Cametá, ontem à noite, flagrantes feitos por zecarlosdopv e jorgepanzera.

Mais de 10 mil pessoas em Cametá, formando uma verdadeira onda vermelha. O Pará no clima total da mudança e já acelerado pra receber Lula e Dilma amanhã, às 19 horas, na dr Freitas com Pedro Miranda, em Belém.

Hoje, a agenda de campanha é:
  • 8h Caminhada no Guamá, em Belém. Concentração na Av. José Bonifácio, esquina com a Passagem Popular.

  • 15h – Caminhada no Tapanã/Belém. Concentração na 3ª Rua, com Passagem Uberaba.

--
Trago ao palanque o comentário de Luiz Guilherme no artigo Mulheres solidárias, em que ele aborda os efeitos tucanos sobre um patrimônio público, um bem do povo do Pará - o Banpará, banco do povo do Pará. E veja também a minha resposta ao Guilherme:

Sucatearam também o Banpará, que pouco ou quase nada obtinha de lucro (alguns anos negativo), sendo que no primeiro ano do governo Ana Júlia (2008) seu lucro líquido foi em torno de 26 milhões e no atual semestre findo (junho 2010)+ de 30 milhões.

Fechavam agências. Neste atual governo foram abertas modernas agências em Jurutí, Parauapebas, Vila dos Cabanos, Arterial Ananindeua,Pedro Miranda; reformadas inúmeras agências dentre elas a Ananindeua Castanheira e postos de serviço na capital e no interior.

Haviam dependências que sequer eram pintadas há mais de 20 anos. Foram realizadas as trocas de quase a totalidade dos Atms (cashs) dos autoatendimentos das agências, renovação do parque tecnológico, aumento da velocidade dos links,nova logomarca, redução das taxas de juros, lançamento do credcomputador e por aí vai.

Parabéns Governadora por nos fazer voltar a acreditar em nossa carreira de bancário e nos trazer de volta nossa autoestima e a satisfação em trabalharmos no nosso Banpará.

--
Minha resposta:

Sou bancária concursada do Banco do Brasil, mas mesmo que não fosse, defenderia e fortaleceria os bancos públicos e em especial o Banpará, patrimônio público do povo paraense e que é instrumento importante no desenvolvimento do Pará.

Ontem {13}, recebi um documento do Sindicato dos Bancários apresentando os 13 pontos do funcionalismo do Banpará, com ênfase no fortalecimento do banco.

Fiz questão de dizer que o Banpará continuará público e cada vez mais forte, assim como o povo do Pará! Afinal, quem tem a mania de privatizar os bens públicos, é o PSDB. O PT quer nossos patrimônios públicos, com boa prestação de serviço ao povo.

Obrigada pela visita e volte sempre. Vamos acelerar a mudança pra que o Banpará continue público e forte!

Beijo no coração,

2 comentários:

Leny Campêlo disse...

Ana, o preconceito continua........

Ao Jornalista Guilherme Augusto
Colunista do Jornal Diário do Pará


Em sua coluna do dia 15/09, sob o título “Pesos e medidas 2” e “Pesos e medidas 3” você faz estas afirmações: “Já Ana Júlia.................... jogando o tucano contra as diaristas, pequeno grupo de trabalhadoras que prestam serviços domésticos em residências............” e mais adiante “Agora, esperar que uma centena de diaristas, se muito, com baixa escolaridade, portanto excluídas da categoria de pessoas formadoras de opinião, seja capaz de causar estrago de monta numa candidatura........”.


A candidata Ana Júlia não está jogando o candidato tucano contra as diaristas. Foi ele que, ao veicular em seu programa de rádio a peça “a diarista”, agiu de maneira discriminatória, preconceituosa e desrespeitosa com as diaristas. Achando, inclusive, que poderia atingir a candidata ao compará-la com uma Diarista.

Segundo dados do DIEESE, com base na PNAD/IBGE/2007, havia no Estado do Pará, em 2007, 217.477 (DUZENTAS E DEZESSETE MIL QUATROCENTAS E SETENTA E SETE) Trabalhadoras Domésticas. Não podendo ser considerado, portanto, “um pequeno grupo”, e são muito mais que “uma centena” de trabalhadoras.

A luta das Trabalhadoras Domésticas tem o apoio e reconhecimento de todos os Movimentos Organizados de Mulheres. A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas integra o CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA MULHER, por sua luta pelo reconhecimento e valorização da profissão.

A atitude preconceituosa, discriminatória e desrespeitosa, contra estas Companheiras, no dia a dia de sua atividade tem recebido o repúdio de todos e todas que tem compromisso com as mulheres e sua luta por direitos e oportunidades iguais.

Supostamente elas não se “enquadram” no dito perfil de formadoras de opinião, mas não estão “presas” e “isoladas” no trabalho doméstico que realizam como muitos talvez gostassem de manter, elas e todas as mulheres. E, a luta pela libertação da mulher do isolamento do trabalho doméstico é de todas nós.

As candidatas Dilma e Ana Júlia estão assumindo compromissos que levam adiante o que já vem sendo feito nos Governos de Lula e Ana Júlia e que contribuem para a ruptura deste isolamento, criando condições para o acesso da mulher ao mercado de trabalho.

Destacamos um Projeto apresentado pelas candidatas, que é o de construção de creches. Aliás, diferente da opinião externada, aqui nesta coluna, esta não é uma preocupação apenas dos Prefeitos. É fundamental termos uma rede de creches públicas para atender com dignidade e segurança os filhos e filhas das trabalhadoras, inclusive as domésticas. E, as candidatas ao assumirem este compromisso mobilizam a sociedade para enfrentar este problema na magnitude com que ele precisa ser enfrentado.
............
No Governo Lula as Trabalhadoras Domésticas lutaram e conquistaram direitos que avançam no reconhecimento de sua condição de trabalhadoras: estabilidade no emprego da gestante; folga compensatória ou recebimento em dobro dos feriados civis e religiosos. Com o propósito de aumentar os índices de formalização do trabalho doméstico, o Governo Federal criou incentivo fiscal, possibilitando ao contribuinte o abatimento dos valores devidos à Previdência Social na qualidade de empregador.
..............
O Pará, nos últimos 12 meses, bateu recorde na geração de empregos. Foram 40 mil novos empregos criados e 11 mil novas empresas se instalaram no Pará. E, segundo o DIEESE serão criados 120 mil novos empregos, entre 2011 e 2014, ou seja, 30 mil novos empregos por ano. Isto é resultado da política de fomento da atual gestão em parceria com o governo federal, que atrai mais investidores ao Estado. E, as mulheres são grandes beneficiárias desta política, com o crescimento de sua participação no mercado de trabalho.


Leny Campêlo
Presidente Estadual do Partido Pátria Livre – PPL
Diretora da Região Norte da Confederação das Mulheres do Brasil - CMB

WAL disse...

E isso ai, mulher guerreira, acredite na vitória, não vamos entregar o ouro pro bandido, vamos a luta. Acelera, acelera, acelerooooou.