Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O (des)governo Jatene: O Pará se apequenou !!

O blogueiro Vicente Cidade, do Blog do Cidade, comentou o artigo do deputado Cláudio Puty sobre a paralisia que o desgoverno de Jatene está impondo ao Pará. Leia abaixo:

"Publiquei aqui no blog o artigo do deputado Puty A paralisia do atual governo do Pará onde ele revela o estado de inoperância da atual gestão do governo Jatene a partir de um método de comparação outrora utilizado pelo próprio Jatene.

Esse artigo repercutiu muito nos meios político e nas redes sociais, posto que o deputado Puty "chutou a canela" do governador, por assim dizer, levando a briga para o campo do adversário, ou seja, os números, já que o governador Jatene é famoso pela sua habilidade e/ou estratégia de confrontar a realidade através dos números.

Entretanto, ao ler no blog do deputado estadual pelo PMDB Parsifal Pontes que este utilizou o artigo do Puty para fazer uma justa provocação ao governo, deixei lá um comentário que também quis reproduzir aqui.

Leiam meu Comentário deixado lá no blog do Parsifal:

A respeito do artigo e dos números apresentados pelo deputado Puty, gostaria de manisfestar minha opinião, primeiro no sentido de lembrar que esses "números" não são uma invenção do deputado Puty, mas sim do próprio governador Jatene que apresentou essa mesma comparação durante a eleição de 2010, na oportunidade, claro, com vantagem para o seu primeiro governo.

Vale destacar que os números apresentados, tanto pelo deputado Puty agora, como pelo governador em 2010, mencionam apenas investimentos feitos com recursos oriundos da arrecadação própria do estado, ainda que esses recursos possam fazer parte de contrapartida aos investimentos do governo federal.

Em segundo lugar, como bem observa, o deputado Parsifal, o que o Puty fez nesse momento foi apenas demonstrar um velho e conhecido "modus operandi" das gestões tucanas, que consiste em fazer caixa nos primeiros anos de governo e gastar "a rodo" nos dois últimos. dessa forma, até o final de 2014 a relação pode mesmo mudar.

Contudo, a de se considerar alguns fatores importantes nesse contexto:

1) O atual governo Jatene tem apresentado sérios problemas de gestão e já se sabe que o governo não conseguiu "acumular" recursos para investir nesse último biênio, haja vista que fontes ligadas ao governo dão conta do esforço herculano que fora feito no final do ano para que se conseguisse pagar o 13º dos servidores;

2) A tal Agenda Mínima do governador ainda não saiu do papel, pois, praticamente todas as suas ações, tem previsão de envolvimento de recursos do governo federal, ou seja, de alguma forma, foge um pouco da governabilidade exclusiva do estado;

3) Boa parte dessa Agenda Mínima não será implementada, pois o tempo começa a se tornar exíguo em se falando de grandes obras, ou seja, Jatene corre um sério risco de não ter nada de importante para mostrar em sua campanha de reeleição;

4) Em seu primeiro mandato, o governador Jatene foi eleito como continuidade e recebeu a casa 'organizada' por ele mesmo, ainda assim não houve grandes feitos em seu governo, ele viveu à sombra das grandes obras do governo Almir. Já agora é bem diferente, Jatene foi eleito como oposição, com a obrigação de realizar um governo de mudanças para melhor, mas, não é isso o que temos vistos. Até mesmo a questão dos aluguéis das viaturas da PM, fato extremamente criticado pelos tucanos, não só permaneceu como se elevou inclusive;

5) A capacidade de Jatene como gestor está bastante abalada, cuja centralidade exagerada do governo está engessando as secretarias e somente os "mimos" milionários a uma rede comunicação não estão mais sendo capazes de esconder esse fato. Afora as inaugurações das obras deixadas pela ex governadora Ana Júlia, principalmente em parceria com o governo federal como, as casas do programa Minha Casa Minha Vida, a Nova Santa Casa, a ampliação do hospital Ofhir Loyola e a implantação do Ação Metrópole, o governo Jatene não terá nada a apresentar;

6) Por fim, e não menos importante, está a inexistência de um modelo de desenvolvimento a ser implementado no estado e ainda somado a isso está a incapacidade do governador Jatene em mediar os temas de grande interesse para o estado, vis-a-vis o exemplo da implantação da ALPA em Marabá, onde o governo parece estar se empenhando para perder o investimento."

Um comentário:

Guerreiro disse...

"Todo Poder emana do Poder e o Poder somos nós" = AI 5 = PSDB !