Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

População aprova Mais Médicos e aprovação de Dilma cresce, diz pesquisa CNT/MDA

Do site da CNT

O presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), senador Clésio Andrade, divulgou, nesta terça-feira (10), o resultado da 115ª Pesquisa CNT/MDA. De acordo com o levantamento, 73,9% da população aprova o Programa Mais Médicos, lançado pelo governo federal há dois meses. Na última rodada, divulgada em julho, 49,7% dos brasileiros eram favoráveis à medida. Em relação ao número dos que desaprovam, a taxa diminuiu de 47,4% para 23,8%.

Sobre a presidente Dilma Rousseff, a aprovação do desempenho pessoal subiu de 49,3%, em julho, para 58%, em setembro. O percentual dos que reprovam a conduta da chefe do Executivo diminuiu de 47,3% para 40,5%. Em junho, data anterior às manifestações ocorridas em diversas cidades do país, a aprovação era de 73,7% e a desaprovação, 20,4%.

A 115ª Pesquisa CNT também aponta que a avaliação positiva do governo da presidente subiu de 31,3% para 38,1%. A avaliação negativa diminuiu de 29,5% para 21,9%.

“A melhoria nos índices de desempenho está ligada, principalmente, a fatores como a queda da inflação, o otimismo com o aumento da renda e a aprovação em relação ao Mais Médicos. Estes são fatores predominantes para a recuperação da avaliação do governo”, avaliou o presidente da CNT.

Sobre o Programa Mais Médicos, Clésio Andrade salientou que, apesar de o programa favorecer a imagem da presidente, o governo precisa estar atento e deve dedicar atenção aos problemas de infraestrutura – falta de recursos, por exemplo – que prejudicam a qualidade dos serviços em Saúde prestados à população.

Intenções de voto
Em relação às intenções de voto, na consulta estimulada, Dilma lidera com 36,4%. Marina Silva tem 22,4%, Aécio Neves registra 15,2% e Eduardo Campos, 5,2%. Apesar de levar vantagem em todos os cenários, a pesquisa indica que Dilma não venceria as eleições no primeiro turno. O seu percentual de votos é inferior à soma dos outros candidatos (42,8%).

Em caso de segundo turno, Dilma venceria os três principais adversários. Sem a presença da atual presidente, Marina Silva venceria as eleições contra Aécio Neves e Eduardo Campos. E se o segundo turno fosse entre o senador mineiro e o atual governador pernambucano, a vitória seria de Aécio.

Na pesquisa espontânea, a presidente está à frente com 16%, seguida por Lula (9,7%), Marina Silva (5,8%), Aécio Neves (4,7%), Eduardo Campos (1,6%), José Serra (1%), Geraldo Alckmin (0,5%) e Joaquim Barbosa (0,5%).

Metodologia
A 115ª rodada da pesquisa CNT/MDA entrevistou 2.002 pessoas, entre 31 de agosto e 4 de setembro. Foram consultados 135 municípios, em 21 estados das cinco regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos, para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança.

Nenhum comentário: