Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Nova Santa Casa é inaugurada

Como não se emocionar em um momento tão importante para a saúde pública no nosso estado, um momento em que uma obra tão importante e significativa de nosso mandato como governadora finalmente é inaugurada? Assim me senti no dia de ontem, no evento de inauguração do prédio da Nova Santa Casa.

Foi um momento para reencontrar o carinho daqueles servidores com quem enfrentamos um momento difícil da instituição, quando lutamos contra todo um sistema injusto e desigual, que impede muitas mulheres a acessar um direito básico, que é a saúde, que é poder fazer um pré-natal com um mínimo de atenção.

Espero que o novo prédio possa vir se incorporado pela Fundação Santa Casa de Misericórdia à sua estrutura. Que seus profissionais, com toda a expertise desenvolvida ao longo de mais de dois séculos de dedicação à saúde da mulher e da criança, possam usufruir dos novos espaços e equipamentos, melhorando sua capacidade de atendimento e por consequência sua satisfação pessoal com  o trabalho realizado. Afinal, quando pensamos esta obra, em nenhum momento cogitamos que ela pudesse vir a ser desmembrada, pudesse ser gerida por organização social. Pensamos nesta obra como a Santa Casa de Misericórdia renascida. Livre de todos os problemas que enfrentou no passado, mas com a experiência adquirida para fazer muito mais e melhor.

Para que seus problemas não continuem, é preciso fazer mais do que terminar esta obra. É preciso dar continuidade aos repasses fundo a fundo do Programa de Atenção Básica, que garantem mais médicos e medicamentos nos municípios do interior, inclusive o pré-natal. É preciso ampliar os leitos de UCI Neonatal no interior, para que casos menos graves possam ser tratados com mais rapidez, antes que virem casos mais graves. É preciso ampliar a rede do Programa Saúde da Família. É preciso investir na interiorização da saúde, porque o sistema concentrador é o responsável pela falência da saúde pública no Pará.

Agradeço ao governador Simão Jatene pelo convite e reconhecimento. Porém, agradecerei muito mais se o senhor der continuidade às ações acima listadas. Elas são fundamentais para que os episódios que vivenciei em meu governo - e que me levaram a investir no novo prédio - e que o senhor também vivenciou e espero o tenham levado a acelerar a obra que engatinhava, nunca mais se repitam.

Um beijo no coração de todos e que possamos viver novos tempos na saúde do Pará, inclusive com a chegada do programa Mais Médicos do Governo Federal ao estado.






Nenhum comentário: