Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Mancada

O assunto está fervendo no meu twitter e o prof. Fábio Castro fez este post  a seguir, sob o título "Movimento político arriscado":
-----------------------------------------------
É a primeira grande mancada do governo eleito. O vice-governador eleito, Helenilson Pontes (PPS), passou a manhã de ontem na Assembléia solicitando aos deputados estaduais a não aprovação  dos projetos 291/09 e 292/09 do Governo do Estado. Esses projetos regulamentam o tratamento tributário da cadeia produtiva do cobre e de seus derivados.

O risco, tanto da não aprovação como da possibilidade de que certas emendas sejam aditadas aos projetos, é de que as atividades de beneficiamento do cobre deixe de ser atrativa para os investidores, inclusive com a possibilidade de que a Alpa, a Aços Laminados do Pará, um investimento de R$ 6 bilhões, saia do estado.

A Alpa é uma vitória política do governo Ana Júlia, mas, sobretudo, é uma vitória do estado do Pará. É o primeiro passo para a consolidação da tão sonhada verticalização do ciclo mineral no estado. A partir dela, por exemplo, já começava a se instalar no estado a Aline, uma siderúrgica que, a partir do aço laminado da Alpa, se propõe a elaborar produtos de aço galvanizado e a frio. Outra conseqüência da Alpa seria a construção de uma indústria de aço refinado, pela Vale, na Zona de Processamento de Exportação de Barcarena, projeto já em negociação.

Ao que parece, o governo Jatene vai se pautar pela batalha política, pela desconstrução de obras e pela reversão de cenários que, a despeito de poderem ser associados à ação dos seus adversários, são importantes para o estado.

4 comentários:

Anônimo disse...

È mais um motivo Governadora para que a Senhora se empenhe para que haja a cassação do Jatene o mais rápido possível, antes que tudo o que a senhora construiu seja descontruído. Vá até a Dilma, fale com o Lula, mexa-se Governadora enquanto há tempo.O Inquerito 465 que o Jatene responde deve ir logo para a pauta. Faça a Ficha limpa valer.

Anônimo disse...

a ALPA precisa ficar no Estado. Não podemos perder este jogo. Vá ate Brasilia e peça ajuda do Lula e da Dilma. Vamos cassar o Jatene, senão o Daniel Dantas é quem vai mandar e desmandar no Estado. Corra governadora, corra

Bia disse...

Boa noite, Governadora:

o novo governo não vai se pautar pelas indicações do último parágrafo do texto do prof Fábio.

Fazer isto seria seguir à risca o receiturário do seu governo e..bem...foi um péssimo exemplo. Administrativo, político e eleitoral.

Anônimo disse...

O povo de Marabá está atento a tudo e não deixará os deixará impunes, a resposta virá mais rápido do que se pensa. Com a palavra o povo do Sul do Pará.