Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de julho de 2010

O Pará superou metas estaduais do IDEB


O Ministério da Educação (MEC) divulgou dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade da educação no Brasil.

Para muitos, o panorama é negativo, mas poucos se atentaram para algo que ficou subentendido na informação: o nosso Estado está evoluindo no campo da educação. E a olhos vistos.

Os números mostram a melhoria do país nos resultados, com alguns Estados abaixo da meta nacional estipulada para 2009. Porém, parece ter sido deixado de lado o fato de que existe uma meta estadual para cada Estado e – principalmente – o fato de que o Pará superou essas metas, em todos os critérios.

Como detalhado no blog do PT, a melhor marca foi atingida nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano).

A média em 2005 – quando o Pará era governado por outra gestão – era de apenas 2,5.

Em 2007, já na gestão do PT, o número cresceu para 3,1. O Governo Popular fechou o ano de 2009 com nota 3,6, ultrapassando a meta daquele ano, que era 3,2, de acordo com o MEC.

Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), o índice aumentou de 3,3 (número registrado no governo passado, ainda em 2005) para 3,4 no ano passado, também superando a meta de 2009, que era 3,3. A meta do Ensino Médio para 2009 (2,7) também foi superada, pelo índice de 3,1.

É impossível negar que os avanços estão aí, para quem quiser ver. Ainda não batemos as médias nacionais, mas está claro que desde que assumimos a administração pública deste Estado, a educação, antes esquecida, enxerga uma luz no fim do túnel.

Dados como o do IDEB atestam que estamos superando dificuldades e que podemos fazer muito mais: acelerar o crescimento do Pará e elevar o nosso Estado em nível nacional nos próximos quatro anos.

Nenhum comentário: