Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de julho de 2010

A trajetória da Mulher na Política

Você conhece a trajetória da mulher na política? Sabe a importância da atuação feminina na conquista de seus direitos? Conheça agora mais a respeito dessa luta:


1927 – Na cidade de Mossoró (RN), Celina Guimarães torna-se a primeira eleitora brasileira.


1928 – Alzira Soriano é eleita a primeira prefeita do Brasil e da América Latina, no município de Lajes (RN).


1932 – As mulheres ganham o direito ao voto em todo o Brasil com a promulgação do novo Código Eleitoral.


1933 – A paulista Carlota Pereira Queirós é eleita a primeira deputada federal.


1979 – Eunice Michilis torna-se a primeira senadora do Brasil, defendendo, sobretudo, a cidadania feminina.


1988 – As mulheres brasileiras obtêm importantes e significativos avanços na Constituição Federal, entre eles a ampliação da licença-maternidade de 90 para 120 dias.


1990 – Júnia Marise é a primeira eleita para o cargo de senadora da República.


1994 – Benedita da Silva é eleita a primeira senadora brasileira negra. É também considerada a mulher negra que atingiu os mais altos cargos na história política do país.


2003 – A Secretaria dos Direitos da Mulher é transformada na Secretaria de Políticas para as Mulheres, agora com status de ministério.


2004 – Instituído por lei como o Ano Nacional da Mulher. [Fonte: Jornal do Senado, Ano 11, nº 2.092/21, p. 6]


2005 - Ministra-Chefe da Casa Civil - Dilma é a primeira mulher a assumir o cargo na história do País. Quando foi nomeada ministra em 2003, ela disse: “Começo a viver o sonho de toda uma geração de militantes de esquerda do Brasil: estar em um governo popular, que levará o país pelo caminho do desenvolvimento sustentável”.


2007 – Ana Júlia assume o governo do Estado do Pará. Primeira mulher a comandar o governo do Estado, Ana Júlia foi também vereadora, deputada federal e senadora e realizou grandes ações na área da saúde, educação, segurança e cultura.


2009 - Dilma Roussef é economista e política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), pessoa mais cotada a ser candidata apoiada pelo atual Presidente, Luís Inácio Lula da Silva para as eleições à Presidência da República em 03 de outubro de 2010.



As informações são do blog da Dilma Roussef.




Um comentário:

Rócio Stefson Neiva Barreto disse...

No Brasil, sempre é bom frisar, não temos uma democracia direta, mas semidireta. Concomitantemente, nosso processo democrático é representativo (através do sufrágio universal) e participativo (por meio de iniciativas populares, referendos ou plebiscitos). Referendos nunca foram usados no Brasil, desde a Constituição de 1988. Nessa borbulhante instabilidade democrática, acresçamos o fato de a participação feminina na vida política nacional ser um episódio relativamente recente. Dagnino já observou que só a partir da década de 60 as mulheres começaram a se organizar contra o regime militar e apenas nas duas décadas posteriores houve efetivo combate por seus direitos.
Abraços,
Rócio Stefson Neiva Barreto
rociobarreto_politica@yahoo.com.br