Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Vigia: a escola pública mostra seu valor

Alex Maia (foto) tem 17 anos e acabou de passar no vestibular de Letras da UEPA - Universidade Estadual do Pará.

Ele foi aluno da rede pública de ensino da Vigia deste o 5º ano. Estudou na Escola Kennedy, a escola que tive a alegria de entregar hoje pela manhã, toda reconstruída, para a população do município de Vigia. Escola que não tinha qualquer reforma há 15 anos.

Pra cursar Letras, Alex nem vai precisar sair da sua cidade. Porque tem Uepa na Vigia. Hoje ele falou do orgulho de ver a escola em que estudou sendo entregue num com padrão de alta qualidade, melhor que muitos colégios particulares.

A nova Kennedy que entreguei hoje é toda refrigerada; tem sinalização no piso para os cegos, além de todo o mapa da escola ser em braille. E para auxiliar os deficientes, em toda sala de aula tem uma lâmpada colorida acima do quadro. Essa lâmpada acende cada vez que a campainha é tocada. A escola tem ainda laboratório de informática, auditório e quadra coberta. Para que os 2.800 alunos tenham conforto na sala de aula.

Quase 50% da rede pública - Um detalhe: Alex e mais 4 jovens da Vigia que estudaram na rede pública passaram este ano na Uepa.

A confirmação de que investir em educação é o caminho para a inclusão social, vem dos dados oficiais do vestibular da Uepa deste ano: das 1.094 vagas abertas pelo vestibular normal, 468 ficaram com estudantes da rede pública de ensino. Isto representa 42,78% das vagas. A participação das escolas particulares ficou em 25,78%, com 282 aprovados.

Muita alegria na hora de inaugurar a nova Kennedy, na Vigia.
(As fotos são de Lidiane Martins, da equipe do blog)

6 comentários:

Laudyson de Jesus disse...

Que pena, companheira, que por muitos anos de exploração o povo não aprendeu que a educação é o melhor caminho. Como as velhas raposas deste Estado os fizeram acreditar nessa máxima, temos que permanecer na luta para construir o novo Pará de oportunidades.
Parabéns pelo seu empenho e dedicação.

Blog Ana Júlia disse...

Laudyson,
Bom dia

obrigada e vamos continuar nessa caminhada pela mudança e por mais oportunidades ao nosso povo.
Volte mais vezes,

Alex Maia disse...

Ola governadora! Sou o estudante que deu os agradecimentos no dia da inauguração do colégio. Na verdade acredito que o melhor já esta sendo feito, pois em materia de educação o que dever ser feito é isso, e é claro que muito falta ser feito, mais acredito que de passo em passo conseguiremos chegar ao topo !

Blog Ana Júlia disse...

Alex,
boa tarde,

tenho essa convicção de que muito já foi feito, mas que falta muito por fazer. Mas a mudança está avançando.
Agradeço seu reconhecimento e faça um excelente curso na UEPA.
Feliz vida e um grande abraço,

( Profª. Ivanah Siqueira) disse...

A Família Kennedy agradece a senhora governadora Ana Júlia Carepa, pelo compromisso em aplicar a quota do FUNDEB equivalente a reforma e manutenção das escolas, demonstrando assim responsabilidade com os recursos públicos educacionais.

( Profª. Ivanah Siqueira) disse...

Sra. Governadora,

Esperamos contar mais uma vez com vossa atenção no sentido de estar celebrando convênio com algumas clínicas médicas aqui do Município de Vigia, a fim de que possamos utilizar serviços médicos sem termos que nos deslocar até a capital.
Os funcionários estaduais agradecem.