Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A Memória da Misericórdia na Santa Casa

Santa Casa, 360 anos.
Parabéns, Santa Casa!

A festa dos 360 anos foi comemorada ontem com inauguração de museu que conta a história de mais de 3,5 séculos de atendimento em saúde. Um museu lindo e que vale a pena visitar.
Para o nosso governo, a melhor forma de comemorar o aniversário da Santa Casa é da maneira que estamos fazendo: construindo uma nova Santa Casa, reestruturando esse antigo prédio e construindo um novo, moderno e adequado às exigências da vigilância sanitária e dos outros órgãos reguladores dos hospitais modernos.
Além do museu Alípio Bordalo, descerrei a placa de inauguração da galeria “Memória da Misericórdia” ao lado do presidente da Fundação Santa Casa, Dr. Maurício Bezerra.
Para Maurício Bezerra,“só nos últimos 3 anos, já foram investidos precisos R$17.000.000,00 de reais na Santa Casa, sem contar com o hospital novo que está orçado na ordem de R$110.000.000,00. E esse recurso não inclui apenas reforma do prédio, mas também compra de equipamentos, que estavam em sua maioria sucateados ou ultrapassados quando chegamos aqui e capacitação de profissionais de saúde, em especial para aqueles que vem do interior se capacitar conosco e levar mais conhecimento e competência para suas cidades”.

Fico triste e me solidarizo com a dor das mães e pais que perderam seus bebês na Santa Casa, em qualquer época, porque é muito grande a dor de perder uma pessoa querida.

Agora, é preciso que saibamos que fato semelhante e até maior já aconteceu antes, em 2004, quando 600 bebês faleceram na Santa Casa. Estranhamente, a imprensa silenciou sobre esse fato e no nosso governo, faz alarde como se nunca tivesse acontecido. Dor não se compara, porque dor é única, é de cada um, mas é preciso saber porque a mídia calou em 2004 e fez tanto barulho agora.

Também é preciso compreender que as deficiências da saúde pública extrapolam os muros dos hospitais. Tentamos combater isso com o nosso plano voltado para o fortalecimento da atenção básica e hoje as prefeituras recebem direto, fundo a fundo e sem burocracia, os recursos do Estado para auxiliar na prevenção à saúde básica. (Fotos da inauguração da galeria Memória da Misericórdia são de Daniel Farias, da equipe do blog. Fotos feitas ontem, 23 de fevereiro).

2 comentários:

Anônimo disse...

"Agora, é preciso que saibamos que fato semelhante e até maior já aconteceu antes, em 2004, quando 600 bebês faleceram na Santa Casa. Estranhamente, a imprensa silenciou sobre esse fato e no nosso governo, faz alarde como se nunca tivesse acontecido. Dor não se compara, porque dor é única, é de cada um, mas é preciso saber porque a mídia calou em 2004 e fez tanto barulho agora."

Este trecho merece ser enquadrado e afixado nos postes de todo o estado. Não só a mídia mas também o Sindicato dos Médicos, CRM e afins.

Anônimo disse...

Parabens Governadora, pela construção da nova Santa Casa, o que demonstra o compromisso do Governo Popular, com o Social.
Miguel Cunha Filho