Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Mentira tem perna curta: a verdade sobre a primeira fábrica de chocolate do Pará

O blog do deputado Edilson Moura faz uma reparação a mais uma estória de pescador inventada pelo desgoverno Jatene. Agora eles anunciam uma fábrica de chocolate a ser instalada em Santa Bárbara, região metropolitana de Belém. Segundo a nota rebatida pelo deputado,  " ... um fundo bancado pelo governo do Estado e pela Vale, irá bancar a instalação". Seria este fundo o Funcacau, criado em nosso governo para alavancar a produção da fruta e promover a verticalização de sua produção? Não sei, mas o fato é que para o leitor do blog este papo de fábrica de chocolate é assunto vencido. E por muitos também saboreado.

--------------------------

No último dia 11.02, o jornal O Liberal publicou a seguinte nota na coluna Repórter 70, " ... um fundo bancado pelo governo do Estado e pela Vale, irá bancar a instalação da 1ª FÁBRICA DE CHOCOLATE DO PARÁ, que será erguida na estrada de Mosqueiro, mais precisamente em Santa Bárbara."

Se foi má fé ou não, o certo é que o jornal oficial do governo do PSDB precisa estar atualizado. O jornal O Liberal não sabe, mas a primeira e única fábrica de cacau do Pará, foi construída e instalada no Município de Medicilândia, com investimentos de mais de um milhão de reais, só em equipamentos, provenientes do FUNCACAU, criado pela governadora Ana Júlia, do PT.

O jornal O Liberal também não lembra é que no ano passado 46 produtores de cacau do município de Medicilândia estiveram em Belém participando do I Festival Internacional do Chocolate e Flor Pará 2013, que aconteceu no Hangar, evento que teve a cobertura direta desse jornal.


Para atualizar o desinformado jornal publicamos abaixo a verdade, com informações do especialista na área, o companheiro Moisés Santos, da Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira (Ceplac), sobre o assunto.

" A primeira fábrica de cacau já existe em Medicilândia desde 2010, é a CACAU WAY, é conduzida pela Cooperativa COOPTRANS (Fone 93 3531 1307).

Essa fábrica foi implantada com apoio do Governo do Estado do Pará e com apoio do FUNCACAU. O FUNCACAU é um fundo estadual criado no GOVERNO ANA JÚLIA, através da Lei 7.093 de 16 de janeiro de 2008 (Diário Oficial de 18/01/2008), regulamentada pelo Decreto 1.846 de 18/08/2009, e Lei 7.079 de 28/12/2007 (DOE 31/12/2007) para apoiar a cacauicultura em todos os seus aspectos, inclusive a verticalização da produção.

É importante ressaltar que a fábrica de Medicilândia é de pequeno porte, absorvendo uma quantidade muito pequena da produção. Acredito que a fábrica de Santa Bárbara também seja de pequeno porte, pois uma fábrica de médio porte demanda elevados investimentos e o estado, juntamente com a Vale, nessas ações meramente compensatórias não atingem um empreendimento de industrialização de cacau em elevada magnitude.

A industrialização de cacau em grande escala no mundo é hegemonizado por poucos grupos econômicos e a atração desses grupos para o Pará depende de alguns fatores que demandam um debate mais longo com nossa equipe da CEPLAC. É claro que o incentivo à implantação de pequenas
plantas industriais é interessante e deve ser estimulado como contra ponto aos referidos grupos.

Um ponto que deve ser aprofundado no debate é a consolidação da cacauicultura no Pará. Sem essa consolidação o debate da verticalização fica prejudicado, pois é fundamental a garantia da produção de amêndoas de cacau como matéria prima para as pequenas e grandes indústrias.

O Pará em 2014 vai ultrapassar a produção de 100 mil toneladas de amêndoas/ano e para que essa produção continue crescendo é fundamental o debate sobre o apoio institucional do setor público à atividade e a organização do setor produtivo".
Essa é a verdade !

6 comentários:

Anônimo disse...

Ei, Ana Júlia, não vem dizer que está fábrica é a mesma que não tinha nem energia e tu dizias na tua propaganda que estava funcionando que era uma beleza, assim não vale, mana...conta outra.

Blog Ana Júlia disse...

Anônimo das 7:55h do dia 16/02/2014. Para sua tristeza, mas para a alegria do povo do Pará, esta é a 1° Fábrica de Chocolate do Pará. Que funciona desde 2010, e que já possui 8 (oito) lojas. A mesma que o PSDB em mais uma mentira, disse que não funcionava. Mentira que vc repete. Vcs do PSDB continuam grandes mentirosos. Aproveite e prove o delicioso chocolate da cacauway, que além de excelente, delicioso, gera emprego e renda para o nosso povo!

Anônimo disse...

Agora a fábrica existe e funciona, sim. Eu disse que não funcionava no seu tempo, no tempo do seu governo, que você tentou passar pra população a ideia de que funcionava. E se ferrou. É só uma questão de tempo . Simples assim, AB

Blog Ana Júlia disse...

Anônimo DAS do PSDB das 08:18 de 19/02/2014. Vc é hilário! Vc questionou se era a mesma fábrica??? Vc afirmou que não poderia ser a mesma fábrica que INICIOU O FUNCIONAMENTO NO NOSSO GOVERNO em 2010! E é exatamente a mesma fábrica. Conforme-se! Vocês tucanos são mentirosos! Procure algo útil para fazer pelo nosso Pará. Aprenda algo mais que as mentiras que não se sustentam!! Fica feio, por essa e por outras seu Governador é vaiado por onde passa como na UEPA!!

Anônimo disse...

Ana Julia para por favor, o povo inteligente do Pará que lhe vetou nas urnas não tolera mais suas mentiras e sua oposição de comparação, seu governo não chega nem aos dedinho do pé do atual governo. Por favor, faça-me o favor, vá defender seu governo federal, deixe o Pará em paz!

Blog Ana Júlia disse...

Nossa Anônimo das 14:48h de hoje 27 de fevereiro de 2014. Você fica nervoso com tanta mentira deste desgoverno. Mas o seu DAS está garantido. Se formos comparar querido(a) realmente o Jatene não chega nem a nossos pés! Ele vence em apenas um quesito em relação ao nosso governo: PROPAGANDA ENGANOSA! e aproveite e veja a repercussão na imprensa de mais uma mentira descoberta e denunciada: http://anajuliacarepa13.blogspot.com.br/2014/02/diario-repercute-postagem-sobre-fabrica.html#links