Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

BRT x Ação Metrópole: jornal lista motivos pelos quais o BRT não existe

O jornal Diário do Pará, na sua edição do último domingo, lembrou da existência do Projeto Ação
Metrópole, inciado em meu governo e abandonado por Jatene. O jornal diz que o BRt é uma farsa porque não contempla as melhorias necessárias para um projeto deste tipo e que estavam previstas no Ação Metrópole.

Aqui neste blog tenho sido contumaz combatente do BRT, pois trata-se de uma ação de marketing do ex-prefeito Ducuiomar. Tenho frequentemente lembrado aos internautas que o BRT só existe porque Jatene abandonou o Ação Metrópole, ao demorar quase 3 anos para aprovar o empréstimo da Agência de Cooperação Japonesa - JICA.

Torço para que os problemas sejam sanados e a cidade seja liberta do caos em que vive. Mas, para ser sincera, não acredito que Zenaldo seja capaz de promover as mudanças necessárias ao projeto e, infelizmente, os prejuízos a população serão ainda muito maiores.

Quem quiser ler a matéria completa do jornal pode fazê-lo clicando aqui.


PORQUE O BRT NÃO EXISTE

1- A obra completa tem 20 km de extensão, partindo de Icoaraci, até o bairro de São Braz

2- O trecho inaugurado pelo prefeito Zenaldo Coutinho tem apenas 6 km de extensão. Vai do Entroncamento a São Brás. Faltam, portanto, mais 14 km, sequer iniciados.

3- A terceira linha do BRT, projeto do governo estadual conhecido por Ação Metrópole, parte do município de Marituba, na rodovia BR-316, até o Entroncamento. Um percurso de 27 km. O projeto não saiu do papel e não tem data para começar.

4- Para funcionar, o BRT precisa de ônibus articulados e biarticulados, com capacidade para 105 e 170 passageiros. O projeto da gestão de Duciomar Costa previa ônibus articulados, com capacidade para 170 passageiros. e biarticulados, para até 270 passageiros. Ninguém explica qual o motivo dessa mudança.

5 – Além das canaletas prontas – que existem somente na Almirante Barroso –, para o tráfego dos ônibus especiais, faltam estações de passageiros e ciclovias. Vale lembrar que havia uma ciclovia na avenida, mas que foi retirada.

6- Mais de 30 linhas de ônibus, chamadas alimentadoras, darão suporte aos passageiros que usarem o BRT. Eles descerão do BRT e tomarão os ônibus que os levarão a seus destinos, pagando apenas uma passagem. A prefeitura não diz como e onde irão funcionar as linhas alimentadoras.

7- O prefeito Zenaldo Coutinho promete que o BRT Belém – de Icoaraci a São Brás, e agora até o Ver-o-Peso, será inaugurado em 2016, daqui a três anos, quando a cidade completará 400 anos. Até lá, Belém deve ter pelo menos 50 mil novos veículos nas ruas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Leitores e visitantes, esta entrega do inacabado BRT pelo prefeito tucano Zenaldo Coutinho é apenas pra inglês ver. É obra de ficção, ou seja: não existe mesmo. E Essa "estorinha" de construção de 10 portinhos para atracação de barcos em vários locais da grande Belém,não passa de mais uma jogada de marketing, para tentar se manter na mídia e para justificar a mídia paga no jornal porta-vóz oficial do tucanato. Desafio você a comparecer a uma dessas Audiências Públicas e ver se você terá voz e voto. Os seguranças do Prefeito, juntamente com alguns Guardas Municipais (não são todos), não permitem que ninguém contradite as palavras de sua excelência o intocável prefeito de Belém. Tudo isto é uma mentira tucana. Tudo é jogada pra galera. Porque ele não providencia abrigos para os usuários dos transportes coletivos ? Porque ele não manda tirar de circulação os onibus sujos, rasgados (como ele dizia na campanha) e que vivem dando o "prego" em cada esquina ?:
Porque ele não orienta os "marronzinhos" a orientarem os condutores e não apenas e tão somente MULTAR COMO VEM ACONTECENDO ? Cadê as promessas dos TRES ESSES ? Cadê a Saude ? Cadê a Segurança ? Cadê o Saneamento ? Tudo lorota, como dizia o ex-prefeito papudinho. Não adianta agora em ano eleitoral (mesmo que não sejam eleições municipais), colocar ônibus em faixa de BRT. Onde estão as ciclovias e ciclofaixas ? Muito Papo Furado esse Prefeito Mentiroso, aliás como todos os tucanos.
Hoje (03) Após tumulto, terminou a sessão na Câmara de Belém a Guarda Municipal baixou a porrada e dispersou manifestantes na Camara Municipal a base de spray de pimenta. E o prefeito saiu pela porta dos fundos. Nãoi existe neste governo espaço para o debate. Tudo que contraria o Sr. Prefeito logo é reprimido pela Guarda Municipal que "guarda" o Prefeito, além dos seguranças armados que andam ao seu lado,