Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de março de 2013

Ipea: mercado de trabalho teve ótimo desempenho em 2012

O mercado de trabalho registrou um “ótimo desempenho” em 2012, segundo o boletim Mercado de Trabalho, Conjuntura e Análise divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A elevação da renda do trabalhador, combinada “aos níveis historicamente baixos” das taxas de desemprego e de informalidade “são fatores de destaque”. O resultado foi positivo apesar da "alta" taxa de atividade (que representa pessoas procurando emprego, de 57,3%). Em 2011, a taxa de atividade ficou em 57,1%.

Segundo Carlos Henrique Corseuil, um dos responsáveis pelo levantamento, chama atenção a desaceleração na queda do desemprego e da informalidade em dezembro do ano passado, contribuindo para um resultado positivo no fim de 2012. Os dados do boletim apontam que a taxa de desocupação fechou dezembro em 4,6%, influenciando a média de 5,5% em 2012 – a menor média anual desde 2002. A diferença entre os rendimentos de trabalhadores com e sem carteira diminui em 2012. “Apesar da redução, isso não se deve a uma queda no salário dos trabalhadores com carteira”, apontou Corseuil. O rendimento dos que estão formalizados apresentou aumento de 2% em relação ao ano anterior, porém os trabalhadores sem carteira obtiveram resultado ainda maior, 8%.

A nova edição do boletim Mercado de Trabalho: conjuntura e análise traz um panorama do funcionamento do mercado de trabalho metropolitano em 2012, com a evolução dos principais indicadores da Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PME/IBGE).

Questionado se o cenário de aumento de renda irá se repetir em 2013, Corseuil afirmou que é possível, devido a alta na demanda por trabalhadores: “há uma maior liberdade para os trabalhadores barganharem salários mais altos”.

Desemprego

A queda da taxa de desocupação tem ocorrido de forma contínua desde o ano de 2009. Em 2012, o desemprego apresentou a sua menor média anual, registrando a marca de 5,5%. O gráfico mostra a evolução da taxa de desemprego nos últimos anos. Dados do Ipea sobre o mercado de trabalho mostram a tendência de queda continuada desse indicador. O desemprego fechou o ano de 2012 em 4,6%, o seu menor patamar desde a implementação da metodologia atual da PME em 2002.



Renda

Na média de 2012, o rendimento médio real habitualmente recebido nas seis regiões metropolitanas analisadas na PME ficou em torno de R$ 1.793,9 em valores de dezembro de 2012, apresentando um ganho de 4,1% em relação à média de 2011. A evolução mensal deste indicador nos últimos anos pode ser observada no gráfico abaixo. Nele, constata-se que o rendimento encontra-se em patamares superiores aos anos anteriores, em todos os meses, e alcança, em novembro, o seu maior valor para o ano de 2012, R$ 1.822,2 (o maior valor desde o início da pesquisa em 2002).

Nenhum comentário: