Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Governo continua. Mais defensores públicos

No blog da Franssinete

A governadora Ana Júlia Carepa vai chamar mais aprovados no concurso da Defensoria Pública do Estado, a fim de suprir a necessidade de atendimento em vários municípios do interior. O Projeto de Lei que adequa a lei estadual à lei federal das defensorias públicas será encaminhado pela governadora à Alepa nos próximos dias.

A medida não fere a Lei de Responsabilidade Fiscal. Os investimentos feitos pelo governo na Defensoria Pública permitiram ao órgão autonomia financeira e administrativa, garantiu Ana Júlia. Os recursos para o pagamento dos salários já estão assegurados.

Nos últimos 4 anos, foram empossados 179 defensores públicos em todo o Pará e inaugurada nova sede do Núcleo de Atendimento Especializado a Mulher, no bairro da Cidade Velha, em Belém, além da entrega de 18 novos veículos para otimizar os serviços prestados pela instituição, na capital e no interior do Estado.

O trabalho da Defensoria Pública do Estado é executado por meio de programas especializados, como o Núcleo de Atendimento Criminal, composto pela Central de Flagrantes, pela Central Criminal e pela Central de Execução Penal; o Núcleo de Atendimento à Mulher; o Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, com o Centro de Referência de Prevenção e Combate à Homofobia; o Núcleo de Mediação e Arbitragem e o Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente, além da atuação via Defensorias Agrárias, Projeto Pai Legal e Programa Balcão de Direitos.

Há 11 Núcleos Regionais, sediados em Ananindeua, Castanhal, Capanema, Abaetetuba, Breves, Marabá, Redenção, Altamira, Santarém, Paragominas e Tucuruí. Os defensores atuam em itinerância, lotação, designação e cumulação, atendendo demanda mensal de cerca de 12 mil pessoas.

14 comentários:

Anônimo disse...

A Defensoria é uma ótima instituição.

Investir nela é investir no cidadão paraense.

É bom termos juizes e promotores, mas, a grande realidade é que hoje sem os defensores públicos o judiciário não anda com velocidade que todo mundo espera e o ministério público fica sobrecarregado e até cumulando funções de defensores.

Incontestável que muitos juizes e promotores gostariam de ter em sua comarca pelo meno um defensor pois isso traz a justiça mais perto do cidadão, se a governadora pretende nomear mais defensores isso é uma ótima notícia, epero que sejam muitas as nomeações.

Um abraço de alguém que te estima muito!

Anônimo disse...

É NOTÓRIO O AVANÇO DA DEFENSORIA PÚBLICA NO ESTADO DO PARÁ, GRAÇAS A INCRIVEL GESTÃO DA ATUAL GOVERNADORA. DOS 148 APROVADOS NO ULTIMO CONCURSO, TORCEREMOS PELA NOMEAÇÃO DE AO MENOS 100 DEFENSORES. E ESPERAMOS QUE O FUTURO GOVERNADOR CONTINUE ESSE ÓTIMO TRABALHO DA GOVERNADORA.

Anônimo disse...

A Defensoria é a garantia do povo brasileiro de que seus direitos fundamentais elencados na Constituição Federal serão respeitados.
Qualquer Comarca do País que se encontre sem um Defensor Público é uma Comarca sem garantias de direitos.
Governos sérios e respeitosos dignificam a Defensoria Pública.
E que venham muitas nomeações!!!

Anônimo disse...

Parabéns Governadora!

Isso mostra que a senhora quer melhorar a vida da gente até no último minuto do seu mandato.

Aliás, essa atidude de querer nomear mais defensores só mostra que você só quer e sempre quiz o bem do nosso povo, trazendo justiça pra todos.

Não sei quantos defensores você pretender nomear nesse ano, mas, pelo que conheço de você sei que fará o máximo pelo povo do Pará.

Foi uma honra tê-la como nossa governadora.

Anônimo disse...

A governadora comemora seu aniversário em dezembro, vespera de natal, mas, esse ano em vez de receber os presentes é ela - a governadora - quem irá oferecer presentes à população com essas nomeações.

Parabéns, a população agradece!

Deixará saudades governadora.

Anônimo disse...

Talvez a governadora quera fechar o mandato com chave de ouro.

Sinceramente acho que tem que haver muitas nomeações ainda no seu governo.

Certamente entrará pra história se voce (governadora) nomear muitos defensores mesmo no final de seu mandato, será um legado e tanto.

Tenho fé que o máximo de defensores públicos possíveis você irá nomear, a população merece isso e não esquecerá.

Não seja tímida nas nomeações governadora, o povo do pará é quem pede desesperadamente por isso.

Hoje vi matéria no Diário do Pará e fiquei triste com a situação daquela pessoas e da importancia dos defensores públicos.

Mas com grande satisfação a senhora olhará com carinho o seu povo. Pelo menos acredito nisso.

Um grande abraço governadora!

Franssinete Florenzano disse...

Muito obrigada, governadora, por repercutir o post. Espero que antes do final da sua gestão todos os aprovados sejam nomeados.
Parabéns e abraços.

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa.

É assim que se faz política Governadora Ana Julia !!!

Que a senhora nomeie muitos defensores!!!

Nossas cidades precisam muito desses profissionais.

Anônimo disse...

democracia e dialogar com várias opnioes poste os comentários não crie uma artificialidade de agradecimento, honre sua historia democrática.

Anônimo disse...

Não assine o projeto acreditando apenas nas pessoas mais interessadas, pois eles não tem a imparcialidade necessária (por motivos óbvios).
Para que não fique a palavra de um anônimo contra a toda poderosa palavra da direção da defensoria, determine que pessoas qualificadas de sua mais alta confiança avaliem a questão, averiguando essas informações que lhe passo.
Exija também dos órgãos competentes os estudos necessários para que tome a decisão correta do ponto de vista político e social. A defensoria, graças ao seu governo, hoje dispõe destes recursos que visa dar lastro ao aumento salarial em detrimento de 80 nomeações.
Deste modo, perdão pelo texto longo, mas não poderia deixar de alertá-la sobre os fatos. Até porque a decisão política sempre é posta na conta do chefe do executivo, nunca daqueles de seus órgãos. Aliás, se acerta na decisão, ótimo, o gestor do órgão colhe junto os frutos bons, porém se erra, toda a responsabilidade política e conseqüências recaem sobre as costa do(a) chefe do executivo, razão pela qual, considerando a gestão da defensoria não permite o diálogo, muito menos o debate, achei que deveria saber o outro lado da história, nem que seja por esta via de comunicação. Tenho certeza que a srª saberá eleger as prioridades, pois sua vida sempre se pautou na busca incansável de melhorias para população mais carente do estado (essa é sua marca registrada). Obrigado pela via de comunicação. Assessor, se você gosta da nossa grande líder Ana Julia, deixe que ela leia este comentário, é muito importante, pois os interesses de milhares de pessoas estão em jogo. FIM

Anônimo disse...

Governadora, contaram-me que Vossa Excelência iria contratar mais alguns defensores. Eu imaginei: "É Deus ouvindo as minhas preces". Saiba governadora que com este ato a senhora estará fazendo com que milhares de paraenses sejam muito mais felizes, nessa terra de direitos.

Anônimo disse...

Obrigada pelo seu carinho com a Defensoria Pública e com o povo governadora, a Instituição foi bastante valorizada no seu Governo.
Desejo do fundo do meu coração a continuidade do seu sucesso na sua vida política e pessoal.

Anônimo disse...

Primeiro, parabéns à governadora Ana Júlia.

Fala-se em 18 nomeações, mas, foi mais que isso, na verdade forma 21 nomeações, ou SEJA FORAM MAIS NOMEAÇÕES DO QUE O REALMENTE DIVULGADO.

Por isso meus parabéns!!!

Dessas 21 nomeações, 17 novos defensores é que vão ingressar na instituição que a senhora fortaleceu.


Segundo a associação dos defensores do párá a senhora nomeou 196 durante todo seu mandato.

Como cidadão gostaria de agradecê-la pelo grande feito.

A senhora quase nomeou o número de 200 defensores em todo o seu mandato.


Mas, com toda a humildade possível gostaria de saber se seria possível completar esse número fabuloso de mais de 200 defensores nomeados com mais 4 nomeações efetivas (+6 nomeações já que entre esse proximos seis há um que foi aprovado para juiz no Estado de Goias - posição 28 de lá, e um que já tomou posse como defensor em rondonia - ambos nao tem interesse na nomeação da defensoria).

Sinceramente, como aprovado, gostaria de agradecer pessoalmente e tirar a foto de nomeação com a nobre governadora, se a mesma me der essa incrível honra.

Caso a governadora pretenda realizar essa façanha de nomear + de 200 defensores no seu mandato com apenas + 6 nomeações será um feito inigualável e fecha com um número estraordinário.

De qualquer maneira caso não seja possível o atendimento desse pedido, ficam os meus agradecimentos, mas eu ficaria um pouco triste por não agradecê-la pessoalmente e ressaltar publicamente a grandeza desse número de nomeações.

Blog Ana Júlia disse...

Prezado Anônimo das 20:48 de 26 de novembro,

Você tem razão: foram 21 nomeados. Mas são 18 que vão tomar posse.

E por que 18? Porque este é o número é que a Lei de Responsabilidade Fiscal permite.

Seis meses antes do fim do mandato não se pode fazer despesa sem estar prevista no orçamento. É a LRF.

Obrigada pelas palavras de reconhecimento e apoio. Nós realmente transformamos o Pará pra muito melhor. Especialmente a Defensoria Pública, que foi fortalecida e nunca teve tanto defensor público no Pará como agora.

Grande abraço,