Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Ministros anunciam medidas de apoio ao extrativismo em Melgaço

A reserva extrativista Gurupá Melgaço, no arquipélago de Marajó (PA),  recebe hoje as ministras do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. Eles anunciam medidas de apoio aos extrativistas durante o II Chamado dos Povos da Floresta. O evento reúne mais de mil trabalhadores de comunidades que vivem do extrativismo em toda Amazônia.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) anunciará a inclusão de 3.880 famílias no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, como resultado de um mutirão de busca ativa do Plano Brasil Sem Miséria e do Bolsa Verde, realizado desde agosto no Pará. A ministra Tereza Campello fará a entrega simbólica do recurso do Bolsa Verde para duas famílias extrativistas.

Além disso, anunciará a entrega, em 2014, de mais 15 lanchas da assistência social, no valor de R$ 5 milhões. Até o momento, 30 embarcações já foram entregues. As lanchas facilitam o trabalho de busca ativa e acompanhamento de famílias nos locais mais remotos e estão sendo distribuídas a municípios da região Norte, Maranhão, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A primeira edição do Chamado dos Povos da Floresta foi realizada em agosto de 2011. No encontro, foram firmados acordos como a criação de um grupo de trabalho interministerial que elaboraria o Plano Nacional de Fortalecimento do Extrativismo. O Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) entidade que representa, politicamente, o movimento social dos extrativistas do Brasil. O conselho foi criado em 1985, no I Encontro Nacional de Seringueiros, realizado em Brasília. A entidade é resultado da articulação política do líder seringueiro Chico Mendes.

(Com informações do MDS)

Nenhum comentário: