Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Jatene anuncia novo terminal Hidroviário. E o que está abandonado, como fica?

De acordo com a Agência Pará, Jatene prepara licitação para a aconstrução de um novo terminal hidroviário:

"Belém vai ganhar um novo terminal para embarque e desembarque de passageiros que utilizam o transporte hidroviário. O porto, que hoje funciona no Armazém 10, da CDP, será desativado e as atividades transferidas para o galpão ao lado, que passará por uma reforma e adaptação completas para essa finalidade. Os investimentos no projeto arquitetônico e naval do novo terminal estão estimados em R$ 15 milhões. O convênio, que permite o usufruto do espaço por 25 anos, foi firmado com a CDP seguindo os mesmos moldes do convênio estabelecido para a construção da Estação das Docas. A previsão é de que as obras sejam entregues até janeiro de 2014.

(...)

A licitação para reforma e adequação do terminal hidroviário de Belém foi publicada no Diário Oficial do dia 6 de novembro. As empresas têm até o dia 17 de dezembro para se candidatar no processo licitatório, que inclui uma visita técnica para avaliar a questão da segurança. A previsão é de que a ordem de serviço para a obra seja assinada em janeiro de 2013.
"

Enquanto isso, o terminal que construí na rodovia Arthur Bernardes continua abandonado, mesmo o MPF tendo dado um prazo de 60 dias, a contar do dia 30 de maio deste ano, para que Jatene o pusesse em funcionamento.

O projeto do Terminal, que custou bem menos que os 15 milhões que Jatene vai gastar agora em uma estrutura semi pronta, estava articulado com o Projeto Ação Metrópole, para facilitar a mobilidade urbana na capital.

Gostaria de perguntar ao MPF, vereadores, deputados e a sociedade civil em geral o que acham desta gastança de dinheiro público, que concentra a circulação de passageiros em trechos já sobrecarregados do trânsito e complica ainda mais a vida de quem vive na capital? A caixinha de comentários está à disposição...

3 comentários:

Anônimo disse...

Com a palavra o MPF. Será que suas decisões são meras peças de faz de conta? Ou o que aconteceu, considerando que o prazo de 60 dias dado já se esgotou há muito?

Anônimo disse...

O governador Simão Jatene irá construir um centro de reabilitação para deficientes físicos no local do terminal: http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=110117

Marly Silva disse...

Ana Júlia ,

O PSDB sendo um partido de CENTRO-DIREITA governa para as elites e para a classe média que mora no CENTRO e para os turistas que chegam ao CENTRO histórico ou centro da cidade .O partido e seus chefes sofrem de uma doença congênita que é a INCAPACIDADE de VER os que vivem e moram fora deste CENTRO ou miolo ou fora dos condominios de luxo que agora se projetam em direção aos rios privatizando suas orlas para a construção de marinas.
Esta é a razão pela qual eles mantém a obra abandonada . É um CRIME , sem dúvida , uma brutalidade , uma violência de Estado . Agora , fosse eu que tivesse construido a obra convicta de sua necessidade , já teria ha arregaçado as mangas e ido à luta !faça-o !!!
abs
Marly Silva