Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Valores do Brasil premia comunidade paraense

A Associação dos Moradores Agroextrativistas das Comunidades Rurais do Vale do Jari recebeu o Prêmio Valores do Brasil, concedido pelo Banco do Brasil, em parceria com Fundação Banco do Brasil, na Categoria DRS, pelo projeto Extração de Fibra Curauá.

O curauá é uma planta fibrosa, nativa da Amazônia. Da sua folha se extrai uma fibra natural muito resistente, que é utilizada para a confecção de cordas, barbantes, pincéis, bolsas e tecidos artesanais. Mas o seu maior uso está na indústria automotiva, onde estão usando fibras de curauá para revestimentos internos dos veículos: tetos, laterais de portas, anti-ruídos do compartimento do motor, etc. O curauá teve grande aceitação pela agricultura familiar, pois pode ser plantado consorciado com outras culturas como a mandioca, arroz, feijão, açaí, dentre outras. Atualmente são 476 agricultores cultivando e beneficiando a fibra do curauá, distribuídos em 18 comunidades.

O modelo de atuação da Fundação Orsa e do Banco do Brasil no Vale do Jari, com apoio da Estratégia DRS, está organizado em 3 áreas: ação integrada, contemplando o fortalecimento de iniciativas de inclusão social e organização de base comunitária (Gestão Social); o desenvolvimento de alternativas de trabalho e renda para a comunidade (Gestão de Negócios) e a mobilização de lideranças e comunidades para a educação ambiental e conservação da floresta (Gestão ambiental). O projeto teve apoio ainda do Instituto de Terras do Pará - ITERPA, e do IDEFLOR,  quando fui governadora.

No mesmo evento, recebi o prêmio na Categoria Conglomerado e Empresas Parceiras, em nome da Brasilcap, pelo projeto Esporte, Ballet e Cidadania - Recicla Vida, que o Instituto Recicla Vida mantém na região serrana do Rio, com apoio da Brasilcap. O Projeto atende 180 crianças e adolescentes/ano, com aulas de reforço escolar, balé, capoeira, informática, inglês e atividades  esportivas.

Promovida Bianualmente pelo Banco do Brasil,  a Premiação Valores do Brasil, está na sua 3a. Edição e a Premiação foi feita na noite do dia 27/11 no CCBB - DF.
Foi uma Bela Festa de reconhecimento dos Projetos de Sustentabilidade Social e Ambiental no  Brasil. Parabéns aos Premiados!!

Parabéns à comunidade e a todos os envolvidos. Que o reconhecimento nacional faça com qque este e outros projetos possam ser ampliados.



Nenhum comentário: