Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ministros, parlamentares e dirigentes prestigiam ato que comemora trajetória do PT na Câmara

Presidente do PT, Rui Falcão, discursa em evento da
liderança do Partido na Câmara (Foto Ricardo Weg/PT)
Ato no local contou com a presença do presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), do líder da bancada, Jilmar Tatto (SP), do presidente nacional do PT, Rui Falcão, dos ministros Aloizio Mercadante (Educação) e Miriam Belchior (Planejamento), do presidente da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda, além de parlamentares petistas, servidores e militantes. A exposição marca as 5.000 edições do boletim PT na Câmara - antigo Informes.

“A trajetória bem sucedida do boletim mistura-se à história de lutas e conquistas da Bancada do PT, e que está refletida na exposição. É um feito extraordinário da imprensa partidária no Brasil”, disse Jilmar Tatto. O líder acrescentou que o evento “é simples, mas bem simbólico porque o boletim baliza as informações da bancada. É o nosso instrumento de unidade e de divulgação do que estamos fazendo pela bancada, pelo governo, pelo PT e pelo País”.

O presidente Marco Maia destacou a importância do boletim que nestes 21 anos tem contado a história da bancada e do partido. “É um veículo de aglutinação. Para saber o que está sendo discutido, o que será tema de debate no dia, é preciso ler o PT na Câmara logo de manhã”, afirmou. Ele acrescentou que é um honra fazer parte desta história, e, principalmente ter contribuído, com a melhoria e qualificação dos informativos das bancadas partidárias na Câmara. Foi na sua gestão que as lideranças passaram a utilizar a gráfica da Casa para imprimirem seus informativos.

O ministro Aloizio Mercadante, que já foi deputado, líder do PT e senador, relembrou um pouco da história do informativo. Foi no período em que liderou a bancada, em 2000, que a Liderança do PT ampliou a sua comunicação social, criando a sua página na internet. “O boletim conta a nossa linda história de luta e de resistência às políticas neoliberais do governo que antecedeu os presidentes Lula e Dilma; retrata uma década de trabalho da bancada na sustentação do projeto do PT no governo e mostra o nosso compromisso com Brasil”, disse. Mercadante acrescentou ainda que o PT na Câmara chega à edição 5.000 pela competência dos seus profissionais e pela qualidade dos seus parlamentares.

O presidente do PT, Rui Falcão, destacou a importância do informativo PT na Câmara na democratização das informações. “O boletim contribui para fortalecer a democracia. Nós temos a oportunidade de acompanhar o que está acontecendo no Congresso e no Brasil pela visão dos jornalistas. Chegar à edição 5000 é uma vitória, um acontecimento extraordinário para um boletim partidário”, afirmou. Rui Falcão aproveitou ainda para externar a posição do partido pela liberdade de imprensa.

Festa – O evento se transformou em comemoração pela vitória do partido nas eleições municipais deste ano. O líder Jilmar Tatto, na pessoa da prefeita eleita de Valparaiso (GO), professora Lucimar (GO), presente ao ato, parabenizou todos os petistas eleitos. “Não tenho como citar o nome dos nossos 635 prefeitos eleitos, a todos eles o nosso parabéns. Mas quero destacar a importante vitória de Fernando Haddad, em São Paulo, maior cidade brasileira”.

A exposição registra, desde 1991, a luta do PT na Assembleia Nacional Constituinte; a briga pela instalação da CPI do Apagão, na era FHC; a repercussão da posse do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff; o crescimento da Bancada do PT; o empenho dos deputados do PT pelo fim do escravo trabalho; a atuação da bancada feminina; a luta pelos direitos dos trabalhadores e das minorias. Ela pode ser vista até o dia 1º de novembro, no Espaço do Servidor.

Nenhum comentário: